UACS assinalou Dia Internacional da Mulher com almoço no Feminino

No Dia Internacional da Mulher, a Casa do Comércio organizou um almoço que reuniu Mulheres, vencedoras em setores, dominados por homens.

Dia Internacional da Mulher
UACS assinalou Dia Internacional da Mulher com almoço no Feminino - ©MJoão Oliveira

Pela segunda vez em 150 anos a Casa do Comércio (UACS) organizou um almoço com empresárias de relevo em diversas áreas, para celebrar o Dia Internacional da Mulher e refletir sobre os desafios e oportunidades da mulher no mundo empresarial.

A União de Associações do Comércio e Serviços, Casa do Comércio (UACS), reuniu, hoje, Dia Internacional da Mulher, empresárias no setor do comércio e serviços, num almoço exclusivo, que decorreu nas instalações da UACS, em Lisboa.

Sob o mote Comércio no Feminino, a iniciativa tem como objetivo refletir sobre os desafios do papel da mulher no setor, através da troca de experiências entre empreendedoras de sucesso. A mesa-redonda moderada por Filomena Barros, contou com a participação da Presidente da UACS, Carla Salsinha, a primeira mulher Presidente da Direção da organização em 145 anos, que tem vindo a assumir sempre cargos de dirigente associativa na estrutura de cúpula da instituição. Foi ainda a primeira mulher a ser eleita como Vice-Presidente da Confederação do Comércio e Serviços em Portugal (CCP).

No discurso de abertura do almoço, das mulheres empresárias, Carla Salsinha, Presidente da UACS, referiu que no Dia Internacional da Mulher, “realizamos a segunda edição desta iniciativa como forma de encorajar futuras empresárias ao trazer para cima da mesa experiências de empreendedoras de sucesso no nosso país e desmistificar o que ainda está por avançar relativamente ao papel da mulher no setor do comércio e serviços, assim desbravar num mundo de homens”.

Para partilhar as suas experiências enquanto mulheres nas diferentes áreas profissionais, o encontro contou com a participação de Maria João de Almeida, Fundadora e Presidente Executiva da APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo desde 2020, Delegada de Portugal na Global Wine Tourism Organization, o que lhe confere uma perspetiva única sobre a indústria do vinho e do turismo. A iniciativa contou ainda (embora à distância), com a participação da Deputada do Parlamento Europeu, Maria Manuel Leitão Marques, que foi Secretária de Estado da Modernização Administrativa de 2007 a 2011, e é professora catedrática jubilada da Universidade de Coimbra, com formação em Direito e Economia com foco no mercado interno, proteção do consumidor, ciência e inovação, e igualdade de género.

Presentes estiveram também a Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, partilhou a sua experiência, sendo que assumiu o papel de relevo durante a situação pandémica conseguindo estabelecer pontes entre governo e entidades públicas, profissionais e empresas no que concerne à procura e implementação de soluções que visaram a minimização dos danos provocados pela situação vivida no país e Virginia Cruz, Oficial de Ligação da PSP junto do Ministério da Administração Interna, com uma vasta experiência em comandos distritais e metropolitanos, incluindo Aveiro e Lisboa, revelou o seu percurso enquanto mulher num mundo de homens, mas com cada vez mais mulheres.

Assunção Cristas, a primeira mulher Ministra da Agricultura e do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, professora da Nova School of Law, sócia da VdA responsável pela Plataforma de Serviços Integrados ESG e pela Área Ambiente, deu também o seu contributo, enquanto mulher, mãe e política.  Noutra vertente a cavaleira tauromáquica, Sónia Matias, a primeira mulher de alternativa de cavaleira tauromáquica, que levado a arte de toureio de norte a sul do país, Espanha, França, EUA, Venezuela, Equador entre outros, falou da sua experiência e da sua aceitação num mundo essencialmente de homens

Com o intuito de mostrar que apesar da evolução, ainda há muito que melhorar em relação às oportunidades de trabalho para as mulheres, a iniciativa que aconteceu durante o almoço, trouxe para cima da mesa questões atuais sobre os desafios das mulheres no setor do comércio e encontrar respostas à pergunta “Como desbravar num mundo de homens?”, através da partilha de experiências de empresárias e empreendedoras de sucesso.

A iniciativa conta desde a 1ª edição, com o apoio e organização da Green Media, que este ano comemora 19 anos de atividade. Sendo um dos eventos mais emblemáticos da UACS, anualmente, o encontro teve o patrocínio da Adega de Palmela, da Clínica Persona Marquês de Pombal, da Perfumes & Companhia, do El Corte Inglés, do Horto Campo Grande e Alida Castro Group

aNOTÍCIA.pt