Dino Alves desafiado a criar vestido inédito inspirado na obra de KEITH HARING em prol da luta contra o VIH e SIDA

Dino Alves, embaixador da exposição “Keith Haring. Entre a arte, o ativismo e a moda” e um dos maiores designers de moda portugueses, vai criar um vestido inédito inspirado na obra de Haring que será apresentado na 53ª edição da ModaLisboa e leiloado, posteriormente, revertendo os fundos a favor da Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA.

Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA
Dino Alves desafiado a criar vestido inédito inspirado na obra de KEITH HARING - ®DR

 

A propósito da exposição patente no CascaiShopping, que se debruça sobre a obra do artista que lhe dá nome, está a decorrer uma série de iniciativas culturais que têm como objetivo fazer arte a partir de arte. Com esse intuito, Dino Alves, um dos mais reconhecidos designers de moda portugueses, foi convido a criar um vestido inspirado na estética da obra de Keith Haring.

O modelo criado, que está previsto ser apresentado pela  primeira vez, na próxima edição da ModaLisboa, será seguidamente leiloado pela Cabral Moncada Leilões, – que se associou a este  projeto – no leilão de Arte Moderna e Contemporânea, que se irá realizar no dia 28 de outubro, pelas 19h30 e cujos lucros irão reverter a favor da SER+ – Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA.

 Estas duas iniciativas realizam-se no âmbito da exposição de 17 obras do período mais criativo de Keith Haring, a decorrer no CascaiShopping entre 10 de setembro a 10 de novembro, e serão acompanhadas de outras duas ações de sensibilização sobre o VIH e SIDA em parceria com a ACES Cascais, a Câmara Municipal de Cascais, o Hospital de Cascais e a Ser+ – Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA: um concurso direcionado às escolas secundárias do concelho de Cascais e a Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites.

Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA
Obra de KEITH HARING – ®DR

O concurso “Apanha Cascais na Via Rápida” decorre de 4 de outubro a 31 de outubro e destina-se aos alunos do 9.º ao 12.º ano. Os alunos são desafiados a criar um cartaz ou um vídeo de consciencialização e sensibilização sobre VIH e SIDA, tendo a obra de Keith Haring como inspiração. Um júri constituído por um representante de cada parceiro do concurso, selecionará 3 finalistas para cada categoria.

Os melhores trabalhos serão alvo de uma campanha publicitáriae serão divulgados em suportes (mupis, redes sociais etc.) do CascaiShopping e da Câmara Municipal de Cascais em janeiro de 2020. Os trabalhos finalistas serão ainda divulgados numa exposição e no Ciclo de Cinema a decorrer entre 26 de novembro e 1 de dezembro, no Centro Cultural de Cascais.

A entrega de prémios irá decorrer no dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a SIDA, na Fnac do CascaiShopping.

Durante a semana Europeia do Teste VIH-Hepatites (22 a29 de novembro), serão disponibilizados Testes Rápidos VIH e Hepatites B e C na Unidade Móvel de Rastreio da SER+, na Farmácia Alcoitão do CascaiShopping e no Cascais Jovem, no Espaço S (Centro de Atendimento Juvenil Municipal). A campanha visa chamar a atenção da população para os benefícios do rastreio de VIH e das hepatites virais e da importância de um diagnóstico precoce.

No Dia Mundial de Luta Contra a SIDA (1 de dezembro) irá decorrer um debate na FNAC do CascaiShopping que pretende esclarecer as dúvidas dos jovens sobre esta temática e que contará com a participação de especialistas do Hospital e do ACES de Cascais e com a SER+.

Este programa de responsabilidade social realiza-se no âmbito do 30º Aniversário da Fundação Keith Haring em 2019, com o objetivo de perpetuar o legado artístico e a angariação de fundos para o apoio a crianças e a instituições envolvidas na luta contra a SIDA.