Ouro nos “iF Design Awards” para Perfume com inspiração Mazda


“SOUL of MOTION” é o nome de um perfume desenvolvido pela Shiseido, marca profissional das fragrâncias e cosmética, e que simboliza o KODO – A Alma do Movimento (Soul of Motion no original), filosofia de design da Mazda. Essa fragrância acaba de conquistar o Troféu de Ouro na categoria de “Embalagem”, no âmbito dos galardões “iF Design Awards 2017”, num reconhecimento de âmbito internacional.

O painel de jurados deste evento da iF destacou o modo como este recipiente de linhas únicas se estabeleceu como uma metáfora criativa do design KODO, base dos aclamados modelos que actualmente compõem a gama Mazda. “O design estrutural capta a tensão quando os músculos se contraem, emprestando tanto a linguagem visual do design automóvel como a do corpo humano,” pode ler-se no respectivo comunicado. “A globalidade da escultura é, por si, uma obra de arte.”

Também a própria fragrância expressa o espírito da Mazda. Inspirada pela simplicidade emocional, ela evoca um sentimento metálico, uma sensação de dignidade e de calma, com como uma elegância austera. Tal como acontece nos modelos Mazda, tanto o perfume como a sua embalagem deixam uma impressão marcante.

Foi em 2015 que a Mazda se aproximou da Shiseido com vista à criação de um perfume que encarnasse a filosofia KODO, que dá forma ao movimento e à vitalidade, numa estética japonesa. A actual equipa criativa da Shiseido – conceito nascido em Tóquio em 1872, naquela que foi a primeira farmácia de estilo ocidental no Japão – visitou as instalações da Mazda e testou os diferentes modelos, de modo a deles obter as melhores sensações, necessárias à tarefa que tinha em mãos. Testemunhando a paixão e o compromisso para com o detalhe da equipa da Mazda, os elementos da Shiseido logo perceberam o quanto as duas organizações têm em comum, particularmente em termos da sua dedicação ao processo artesanal.

“Foi uma honra poder criar algo com a Shiseido, uma marca com imagem há muito estabelecida e que aceitou vários desafios ao longo dos anos, mas permanecendo sempre fiel a um estilo único na criação dos seus produtos, realçando a estética,” comentou Ikuo Maeda, Director Executivo da Mazda e responsável pelo design e estilo Mazda. “Estou muito satisfeito pelo facto do perfume que resultou deste processo ter sido homenageado com tão prestigiante galardão”.

Este é o mais recente de vários projetos colaborativos entre os designers da Mazda e profissionais externos, com vista a aprimorar o estilo KODO da Mazda, aplicando-o para além do domínio automóvel. Outros trabalhos anteriores resultaram em peças de mobiliário e uma bicicleta, tudo com inspiração KODO.

Organizado pelo iF International Forum Design, na Alemanha, os galardões anuais iF Design Awards são vistos em todo o mundo como um símbolo de excelência na área do design. O seu painel de jurados inclui 60 especialistas em design, tendo escolhido os melhores trabalhos divididos por sete categorias: Produto, Embalagem, Comunicação, Arquitetura de Interiores, Conceito Profissional, Design de Serviço e Arquitetura. Das mais de 5.500 candidaturas registadas este ano, oriundas de 59 países, apenas 75 foram distinguidas com o troféu de ouro. A cerimónia de consagração teve lugar no passado dia 10 de Março, em Munique.