Moeda “Equipa Olímpica Portugal 2024”, lançada no Museu do Dinheiro

A moeda, “Equipa Olímpica Portugal 2024”, da autoria da estudante de joalharia Rita Margarida, é já um êxito comercial.

Moeda Equipa Olímpica Portugal
Moeda “Equipa Olímpica Portugal 2024”, lançada no Museu do Dinheiro - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A moeda “Equipa Olímpica Portugal 2024”, comemorativa da participação de Portugal nos Jogos Olímpicos Paris 2024, da autoria da jovem Rita Margarida, foi esta quinta-feira lançada, no Museu do Dinheiro, em Lisboa, e é já um êxito comercial, conforme confirmou a presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), Dora Moita.

A moeda, “Equipa Olímpica Portugal 2024”, da autoria da estudante de joalharia Rita Margarida, é já um êxito comercial.cuja conceção artística pertence à escultora e estudante de joalharia Rita Margarida, procura reforçar o mote da participação dos atletas nacionais em Paris 2024: “Levar uma mensagem de amor ao mundo, com o coração de todos os portugueses a bater pela Equipa Portugal.” A jovem artista confessou nunca ter imaginado “poder criar uma moeda, especialmente esta tão impactante. É um orgulho.” referiu. Rita Margarida assumiu ainda que esta moeda pode não ter a imagem comum associada ao desporto, mas achava que seria injusto colocar apenas uma modalidade em prol de tantas outras.

Comemorativa da participação da Equipa Portugal em Paris 2024, esta moeda tem o valor facial de 2,00 €, tendo sido cunhados 500 000 exemplares. Nela o coração é o elemento central e a versão “proof”, em prata, terá destaques coloridos com as cores dos anéis olímpicos e o símbolo do COP, evocativo das Descobertas. O coração é formado por figuras estilizadas, representando a união e a nobreza de ideais, enquanto evoca a tradição artesanal portuguesa. O design destaca o símbolo do Comité Olímpico de Portugal e a aliança entre excelência desportiva e os ideais nobres.

A vice-governadora do Banco de Portugal, Clara Raposo, também presente no evento, sublinhou que considera o lançamento da moeda comemorativa da participação da Equipa Portugal em Paris 2024 um “momento com importância. Estamos aqui de alma e coração, juntos, para celebrar o rigor e a procura da excelência, a importância do trabalho em equipa, próprio dos atletas olímpicos. Que venham os sucessos que todos desejamos.”

José Manuel Constantino, o presidente do COP, expressou “sinceros agradecimentos a todos quantos, e foram muitos, tornaram viável esta possibilidade. O nosso reconhecimento é imenso, porque para além das questões de natureza cultural, estética, é um financiamento muito importante para o COP. Falo da circunstância de o apoio do Estado, que aqui quero reconhecer e agradecer, ser um elemento essencial para o equilíbrio das nossas contas.” E sublinhou esperar que a circulação da moeda ajude o COP “a compor um orçamento muito pesado.” José Manuel Constantino teve igualmente uma palavra para Rita Margarida, “que tem uma produção plástica muito bonita”, considerou, desejando para Paris 2024 “uma participação que corresponda à expetativa dos portugueses.”

Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, encerrou a cerimónial, considerando que o lançamento da moeda “é uma forma de eternizar a participação de Portugal” nos Jogos Olímpicos. “Quero enaltecer tudo o que está espelhado nesta moeda, o abraço coletivo, o coração dos portugueses a bater pela Equipa Portugal, as cores da União Europeia e símbolo do COP. Simboliza o desporto nacional ao mais alto nível.” E lançou um desafio: “Vamos todos adquirir a moeda, porque é muito bonita.”

aNOTÍCIA.pt