Festival de Gastronomia de Santarém com novidades para 2024

Troféu Portugal concurso que vai pôr à prova chefs, produtos e produtores portugueses é um dos destaques do Festival de Gastronomia de Santarém 2024

Festival de Gastronomia de Santarém 2024
Festival de Gastronomia de Santarém com novidades para 2024 - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Foi esta sexta-feira, no jardim das Portas do Sol, em Santarém, que foram reveladas algumas das novidades da edição do Festival de Gastronomia de Santarém 2024, que vai decorrer de 17 a 27 de outubro, na Casa do Campino.

O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara de Santarém, João Leite, durante a abertura do evento Chefs on Fire, que decorreu no Jardim das Portas do Sol.  A edição de 2024 do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, sob o mote “Tradição com sabor a futuro”, vai ser apresentado oficialmente em Lisboa, no mês de setembro.

“Tradição com sabor a futuro”, pretende de acordo com João Leite “Aliar a tradição à modernidade” Os pratos tradicionais com o mesmo saber e o mesmo sabor, mas com um toque de contemporaneidade.

João Leite, revelou ainda dois grandes destaques desta edição do Festival Nacional de Gastronomia de 2024:

O Troféu Portugal – Um concurso de cozinha, que envolve chefes de topo, produtos e produtores portugueses e que privilegia a gastronomia portuguesa, com foco na utilização e promoção da culinária e produtos regionais.

Este concurso destina-se a chefes de elevado mérito e reputação com a participação no concurso a estar dependente da organização. Em anos passados sagraram-se vencedores os chefes Rui Martins, Rodrigo Castelo e Duarte Eira.

Rodrigo Castelo, chefe do Ó Balcão em Santarém, com uma estrela Michelin e uma estrela verde, será o presidente do júri da nova edição do concurso, a realizar-se em 2024, inserido no Festival de Gastronomia de Santarém.

Sobre este novo “Troféu Portugal” Rodrigo Castelo sublinhou que “Vai ser com eliminatórias e vai decorrer durante mais dias. Quer dizer que vamos ter 8 regiões de Portugal, mais cozinheiros e um novo formato. Os cozinheiros são obrigados a cozinhar com produtos regionais e sazonais. Uma vez que estamos a falar do Festival Nacional de Gastronomia, não fazia sentido ser de outra forma.”

O outro destaque é a homenagem justa e merecida” ao chef escalabitano Rodrigo Castelo embaixador da gastronomia de Santarém, que com o seu “Ó Balcão” conquistou em 2024 uma Estrela Verde, uma Estrela Michelin, um Garfo de Ouro e o Prémio Sustentabilidade.

A terminar a apresentação, José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que elogiou o dinamismo de Santarém na organização de eventos que atraem muitos visitantes à Cidade. José Santos acrescentou ainda que “Santarém está em grande forma” e que a Entidade de Turismo continuará a ser parceira neste caminho pelo desenvolvimento turístico e económico da região.

aNOTÍCIA.pt