O Standvirtual realizou um webinar para apresentar o barómetro do mercado automóvel, em parceria com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). O evento online contou com o contributo de João Rosa (Brand Manager da Dacia Portugal), Pinho Da Costa (Administrador da Sociedade Comercial C. Santos) e Luís Magalhães (Diretor Comercial da Peugeot Portugal), além de Maria Neffe(Dep. Económico Estatístico da ACAP), Pedro Soares (Diretor Comercial do Standvirtual), Daniel Rocha (Diretor de Estudos e Planeamento do Standvirtual) e Nuno Castel-Branco (Diretor Geral do Standvirtual). Este webinar teve como principal objetivo, analisar os temas mais relevantes do mercado automóvel em 2024 e perspetivas para 2025.
João Rosa, Brand Manager da Dacia Portugal), revelou que “sete em cada dez clientes que compraram um Dacia em 2024, foi com motorização GPL. Isto revela a importância que esta abordagem tem para a nossa marca, desde 2020 que este número tem vindo a crescer e em 2025 prevemos que cresça ainda mais face ao ano passado. Somos também a única marca que detém a motorização GPL transversal a todos os modelos da gama, ou seja, qualquer modelo ou versão tem esta motorização disponível. No decorrer de 2025, vamos continuar a apostar nesta motorização e contamos ter ainda mais novidades relativamente ao GPL“.
“O ano de 2024 foi muito forte, com a marca a posicionar-se em segundo lugar das vendas e quase 8% de cota do mercado. O setor mudou e vai continuar a mudar, é necessário que as marcas sejam cada vez mais dinâmicas e adaptarem-se para conseguirem acompanhar este setor que está em constante mudança. Hoje, temos aproximadamente de 67% veículos eletrificados e cada vez é mais importante apostar neste segmento para irmos de encontro às necessidades dos consumidores atuais“, esclarece Pinho Da Costa, Administrador da Sociedade Comercial C. Santos.
Luís Magalhães, Diretor Comercial da Peugeot Portugal, refere que “Atualmente, estamos com quase todos os modelos eletrificados. O que permite fazer face a marcas concorrentes, algo que em janeiro de 2023 não era possível e podendo assim aumentar volumes. Apesar de todas as práticas e estratégias que podemos implementar, a grande incógnita de 2025 vai ser: perceber se o mercado vai realmente absorver e se vai haver suficiente procura para o investimento das marcas nos elétricos. Ao longo deste ano, vamos continuar a fazer um esforço para tentar evitar qualquer tipo de aumento em determinados modelos elétricos ou plug-in e melhorar as condições de compra através de promoções específicas“.
Barómetro do Mercado Automóvel – Dezembro 2024 – Standvirtual / ACAP
Dezembro é o terceiro mês consecutivo de 2024 com uma dinâmica de mercado positiva (+12%), o que demonstra mais procura do que oferta. No que diz respeito à importação de carros, é possível verificar ainda um aumento no mês de dezembro em relação ao período homólogo de 2023 (+1,6%) e face a 2019 (+19,5%).
● O ano de 2024 termina com uma dinâmica de mercado positiva no mês de dezembro (+12%) face ao mesmo período de 2023. A procura de veículos usados apresenta um aumento de cerca de +13% em relação ao ano passado. A oferta mostra também um crescimento face ao período homólogo (+3%).
● A oferta aumenta sobretudo nos carros abaixo de 15.000€ (+10%). No entanto, a oferta diminui nos automóveis entre 15.000€ a 30.000€ (-5%) e acima dos 30.000€ (-1%). Já a procura apresenta um aumento nos veículos com valores abaixo dos 15.000€ (+24%) e entre 15.000€ a 30.000€ (+20%), para além dos automóveis acima dos 30.000€ (+3%).
● A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros registou novamente um aumento de +2% em novembro de 2024 face ao mês homólogo de 2023, continuando uma tendência positiva que começou no início deste ano. Revela ainda um crescimento de +1,2% em relação a novembro de 2019. No que diz respeito aos doze meses de 2024, observa-se um aumento de +7% em relação ao mesmo intervalo de tempo de 2023.
● No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), existe um crescimento em dezembro face ao mesmo mês de 2023 (+1,6%) e em relação ao mesmo período de 2019 (+19,5%). Por outro lado, verifica-se um decréscimo de -3% de janeiro a dezembro de 2024, em comparação aos doze meses do ano anterior.
● O preço médio praticado pelos vendedores profissionais, que vinha a subir progressivamente, sobretudo desde maio/junho de 2023, apresenta um crescimento significativo, fixando-se em cerca de 23.600€. Esta evolução representa, um ligeiro decréscimo de cerca de -3,67% do preço face a dezembro de 2023, quando o valor médio se fixava em cerca de 24.500€.
● De acordo com os dados fornecidos pela BCA, relativos aos leilões, os preços diminuem levemente no retalho em dezembro, face ao mês anterior. Contudo, aumentam ligeiramente no comércio em relação a novembro de 2024.
● Segundo dados da ACAP, em dezembro verifica-se um aumento de +16,4% no total do mercado automóvel (novos) face ao mesmo mês de 2023. No acumulado do ano de 2024, há um crescimento de +5,6%. As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) representaram cerca de 57% do mercado total de ligeiros em dezembro de 2024, valores ligeiramente inferiores face a dezembro de 2023 em que alcançavam 60% do total de ligeiros de passageiros novos.