ModaLisboa Boundless abre com “Sangue Novo”


Nesta edição, a ModaLisboa deixa a Baixa Lisboeta, para se instalar em Belém, no Centro Cultural de Belém. Até ao próximo domingo, dia 12, Boundless, vai desafiar os limites da criação individual e explorar as várias formas de pensar a moda e as artes nos tempos modernos.

Os desfiles começaram ontem, pelas 18h30, na garagem sul do CCB, com a apresentação das coleções dos oito jovens designers que compõem “Sangue Novo”. São eles: Rita Carvalho, João Oliveira, Mariana Laurência, Liliana Afonso, Rita Afonso, Alexandre Pereira, Micaela Sapinho e Carolina Machado.

Estes jovens designers que “são o resultado de uma sociedade global, em que todos facilmente influenciam todos, mas em que poucos verdadeiramente se deixam influenciar”, refletem a missão da ModaLisboa em trabalhar a expressão artística dos nossos criativos.

Este ano o Júri decidiu atribuir o premio “ModaLisboa” para a melhor coleção a João Oliveira. “ A coleção “Society” explora o comportamento de indivíduos nas mais variadas paisagens contemporâneas, perante o atrevimento da tecnologia. Cinzento, branco e azul são as cores predominantes, interrompidas por amarelo e vermelho. Society” é apresentada numa estética streetwear com detalhes influenciados pelo workwear. 

O júri atribuiu ainda duas menções honrosas, a Rita Afonso e Alexandre Pereira, prémio que corresponde à entrada direta na próxima edição de Sangue Novo.

Já no âmbito da parceria da ModaLisboa com o FashionClash, Rita Afonso, foi a designer convidada pela direção do Festival de Moda Holandês para representar Portugal na próxima edição do evento, a realizar em Maastricht, em junho de 2017.

David Ferreira, será o segundo estilista a apresentar as suas criações, que se destinam a mulheres sem convencionalismos, com um estilo pessoal forte e apaixonado, com gosto especial por peças que representam uma extensão da sua própria personalidade.

Para estas mulheres, David Ferreira, explorando o conceito de “Couture” criou novas silhuetas femininas inventando simbioses entre o tradicional e o moderno, através do seu trabalho manual e das técnicas inovadoras que foi desenvolvendo durante os estágios com nomes conceituados da indústria da moda – nomeadamente Iris Van Herpen, Giles Deacon e Meadham Kirchhoff .

Em setembro de 2015, foi premiado com o VFiles Made Fashion Award, em Nova Iorque e em 2016, foi distinguido com o Merit Award atribuído pelo Fashion Scout em Londres, e com o prémio Les Etoiles Mercedes-Benz em Paris.

O último desfile da noite coube a Ricardo Preto, que formado em arquitetura pela Universidade Lusíada, em Lisboa, decide seguir a área da moda após frequentar um curso de corte e costura com a mestre Maria Emília Sobreira e um workshop de handbags na St. Martins School of Arts, em Londres.

Começa então, por desenhar uma coleção para a Amarras e criar malas para a marca espanhola Perteguaz, bem como chapéus e acessórios para os designers Dino Alves e Osvaldo Martins. Depois de apresentar duas coleções nas Manobras de Maio, integra o calendário da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week em março de 2006, onde passa a apresentar sazonalmente as suas coleções.

Mais uma vez a ModaLisboa apresenta-se como uma oportunidade para continuar a mostrar valores de excelência, que têm inspirado ao longo destes 25 anos, a melhor produção de moda nacional.

A ModaLisboa prossegue hoje, a partir das 15 horas, com os desfiles de Awaytomars Lab, Ricardo Andrez, Eureka, Kolovrar, Filipe Faísca, Mustra e Luís Carvalho.