ALCEU VALENÇA AO VIVO EM PORTUGAL

Alceu Valença, um dos mais inquietos e inovadores artistas da música brasileira que já vendeu mais de 5 milhões de discos e tem apresentado espetáculos esgotados um pouco por todo o mundo, regressa a Portugal em julho com Forró Lunar, um espetáculo em que interpreta géneros musicais do Brasil profundo.

São estilos musicais provenientes de áreas rurais da região Nordeste. Canções inspiradas em cantos de trabalho, desenvolvidos nas antigas lavouras de algodão, sob influência árabe e mediterrânea, que marcam a música e a cultura da chamada civilização do couro.

Em Forró Lunar, Alceu Valença interpreta temas de grande sucesso no Brasil, como CoraçãoBobo, Táxi Lunar, Belle de Jour, Cabelo no Pente, Embolada do Tempo, Solidão, Anunciação, Tropicana. Além dos clássicos da música do sertão, Vem Morena, Xote dasMeninas, Olha pro Céu, Asa Branca, Sabiá, Juazeiro, O Canto da Ema.

Nas palavras de Alceu, “os muitos subgéneros que formam o forró vêm em sua maioria das cantigas de adjunto, dos cantos de trabalho nas lavouras de algodão, assim como acontece com o Blues no Mississipi. A diferença é que temos este sotaque mourisco, mediterrâneo, essencialmente lusitano na música desenvolvida no Nordeste do Brasil. Temas como “Sabiá” e “Olha pro Céu”, de Luiz Gonzaga, são claramente inspirados no fado e na marcha portuguesa. É na canção nordestina que a música brasileira se faz mais profundamente portuguesa e por isso mesmo universal”. 

Depois de apresentar o Forró Lunar em vários palcos um pouco por todo o Brasil, AlceuValença regressa a Portugal com novas datas em Lisboa e no Porto, depois de ter passado nas mesmas cidades no início deste ano com Vivo! Revivo!, um espetáculo que encheu o Tivoli BBVA e a Casa da Música em janeiro deste ano.

Alceu Valença apresenta Forró Lunar nos dias 14 e 15 de julho em Lisboa e Porto, respetivamente. Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais e os primeiros 300 compradores podem adquiri-los a 15 euros, preço promocional. Após 300 bilhetes vendidos, os bilhetes passam a estar disponíveis a um preço fixo de 20 euros.