Baja TT do Pinhal – Após a primeira etapa Pedro Dias da Silva lidera Desafio Total Mazda e garante sexto lugar à geral

Foi sob um calor tórrido que, ontem (16), arrancou a Baja TT do Pinhal, segunda prova pontuável para o Desafio Total Mazda 2017. Com oito Mazda Proto a marcarem presença na prova levada a cabo pela Escuderia de Castelo Branco, Pedro Dias da Silva/José Janela, vencedores da ronda de abertura desta competição, foram os mais lestos a cumprir a dupla passagem pelo troço de 9,76 quilómetros que constituíam a primeira etapa do evento, com arranque e final junto ao aeródromo de Proença-a-Nova.

O piloto nabantino esteve absolutamente imparável neste arranque da baja albicastrense e realizou a marca de 18m29,64s, conseguindo, assim, nada mais nada menos que o sexto lugar geral. No final da etapa Pedro Dias da Silva afirmava-se satisfeito, referindo que “tudo correu sem sobressaltos, Apesar de ter deixado o carro ir abaixo no arranque para a primeira especial. A verdade é que andámos bem e estamos prontos para os dois sectores de amanhã, onde, aí sim, queremos estar na frente.

Apesar de um atraso na primeira passagem pela especial de Moitas, “por termos encontrado um concorrente com o carro atravessado na pista”, Nuno Tordo/António Serrão asseguraram o segundo melhor tempo ao cabo do primeiro dia, numa etapa em que tudo fizeram “para não correr riscos desnecessários.” Bruno Oliveira/Paulo Marques foram os terceiros melhores neste primeiro dia, mesmo com “um pequeno engano no percurso na primeira passagem e uma saída de estrada na segunda. Perdemos algum tempo mas nada de grave.

Com um andamento controlado para evitar percalços, Bruno Rodigues/Ricardo Claro terminaram a etapa com o quarto posto em termos de Desafio. Francisco Gil/Filipe Rasteiro ficaram melhor colocados do que esperavam, já que imprimiam um ritmo muito cauteloso. O quinto lugar neste primeiro dia deixou-os bastante satisfeitos e esperançados numa boa prova amanhã.

Os irmãos Pedro e Ricardo Oliveira tiveram arranque sem nada a assinalar, enquanto Floriano Roxo/Nuno Roxo, na sequência de um toque na primeira passagem pela especial, viram este seu primeiro dia muito condicionado, ficando-se pelo sértimo lugar do Desafio. Menos afortunados foram Pedro Slagueiro/Luís Ribeiro, que perderam muitos minutos na segunda passagem, retidos numa vala, necessitando de ajuda exterior para regressar à pista.

A etapa de hoje (17) conta com dois sectores selectivos, um de 190 e outro de 136 quilómetros, aguardando-se, assim, uma etapa exigente, em particular devido às altas temperaturas que são esperadas para esta zona do país.

 

 

Classificação (após a 1ª Etapa)

1º Pedro Dias da Silva/José Janela, 18m45,64s

2º Nuno Tordo/António Serrão, 21m09,52s

3º Bruno Oliveira/Paulo Marques, 21m13,62s

4º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro, 21m32,9s

5º Francisco Gil/Filipe Rasteiro, 21m43,77s

6º Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira, 23m14,91s

7º Floriano Roxo/Nuno Roxo, 25m19,73s

8º Pedro Salgueiro/Luís Ribeiro, 40m51,74s

 

Desafio Total Mazda (Após uma prova)

1º Pedro Dias da Silva – 28 pontos

2º Bruno Oliveira – 18 pontos

3º Bruno Rodrigues – 15 pontos

4º Pedro Salgueiro – 12 Pontos

5º Floriano Roxo – 10 pontos

 

Palmarés do Desafio Total/Mazda

Ano    Piloto                       Navegador

2016    Etelvino Carvalho     João Penedo

2015    João Rato                 João Ratinho

2014    Carlos Pinto              Miguel Sanchez

2013    Etelvino Carvalho     Nuno Gonçalves

2012    João Rato                 José Motaco

2011    João Rato                 José Motaco

2010    João Pais                  João Rato

2009    João Pais                  –

2008    Bruno Oliveira          –