Festa do Vinho da Madeira – O tributo ao precioso néctar e à sua importância socioeconómica.


A Festa do Vinho da Madeira é um dos cartazes turísticos da Ilha da Madeira que presta tributo ao precioso néctar e à sua incontestável importância socioeconómica. O certame irá decorrer entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro.

Por altura das vindimas, que acontecem em finais de agosto e inícios de setembro, este evento procura recriar velhos hábitos da população madeirense associados aos seculares preceitos das lides vitícolas.
Os festejos que se realizam desde o fim dos anos setenta do século passado iniciam-se no Funchal e incluem a Semana Europeia de Folclore, decorações, exposições e quadros vivos alusivos ao vinho e suas lides assim como espetáculos diversos de música ligeira e tradicional.
No penúltimo dia da Festa (9 de setembro), realiza-se no Estreito de Câmara de Lobos a vindima, seguida de cortejo etnográfico com a participação de um vasto número de grupos de folclore e etnografia.  Após o cortejo, num lagar tradicional, é recriada a pisa das uvas, que será de participação livre.

Outras iniciativas que compõem o cartaz:

Semana Europeia de Folclore
A Semana Europeia de Folclore, iniciativa dinamizada pelo Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, é um festival de folclore que tem por objetivo promover um convívio intercultural e dar a conhecer realidades etnográficas, e conta com a participação de grupos nacionais e estrangeiros.

Animação de rua
A baixa da cidade do Funchal, mais concretamente o passeio pedonal da Avenida Arriaga, será preenchido com diversas decorações que incluem inúmeras alfaias vitícolas (lagar, pipas, barris, cestos de vindima, meios de transporte tradicionais), quadros vivos e figurantes que recriam as lides do vinho na Madeira (pisa da uva, recriação de usos e costumes regionais por parte de artesãos), gastronomia, mostra e prova de vinhos madeirenses e exposição de artesanato regional e ainda atuações por parte de grupos de folclore regionais.