Carnaval da Linhaceira – Imaginação, engenho e muita dedicação no Carnaval mais artesanal de Portugal

Há 28 anos, que o Carnaval da Linhaceira, é feito com dedicação, imaginação, engenho e amor pela ‘brincadeira’, pela grande maioria da população desta aldeia do Concelho de Tomar.

Arlindo Homem

Eventualmente, serão estes os ingredientes que, ano após ano, contribui para aumentar o numero de foliões que se juntam à população local, para brincar ao Carnaval de uma forma muito ‘portuguesa’.

O Grande corso do Carnaval da Linhaceira contou, com cerca de 20 carros alegóricos, imaginados e ornamentados por cada grupo participante.

De acordo com João Saloca, responsável e elemento da organização do Carnaval da Linhaceira “Cada um contribui à sua maneira… a trabalhar esferovite, a pintar, a desenhar, a costurar fatos mas há muita gente que só pode participar no dia do corso”, explica, acrescentando “ a  ornamentação de um carro custa, no mínimo, 300 euros, sendo que em cada Carnaval são investidos cerca de 15 a 20 mil euros”

Para que o Carnaval da Linhaceira mais uma vez tenha vindo para a rua, a organização contou com o apoio da Câmara Municipal de Tomar e de muitos patrocinadores locais.