Pedalar para Plantar – Missão de cidadania em apoio à reflorestação de Portugal

Filipe Gaivão, Carlos Silva, Alexandra Bartolomeu e Pedro Fiadeiro, quatro amigos aventureiros e amigos de pedalar pelas estradas fora, lançam-se em mais uma “missão”.

® DR

Desta vez a aventura vai faze-los percorrer durante oito dias, 750 km de bicicleta, visitando os concelhos mais afetados pelos incêndios de 2017 e com isso garantir que mais de 750 árvores serão plantadas. Para isso contam com o apoio da Opticália.

Mas não querem pedalar sozinhos. Quem tiver a mesma paixão pela “Bika” e pelo “pedal”, pode-se juntar a este grupo, durante alguns dias, apenas um, uma manhã, ou uma tarde, ou até mesmo por uma hora. Não pretendem angariar dinheiro, mas quem quiser contribuir com mais arvores, para a reflorestação das áreas ardidas poderá fazê-lo na página do Facebook , com uma contribuição voluntaria de 2€. Essas arvores serão plantadas em novembro por estes quatro amigos e por todos os que se lhes quiserem juntar.

Ao longo destes quilómetros propõem-se chamar a atenção para as normas básicas de proteção das florestas, da importância da limpeza das matas, não deixando esquecer os acontecimentos de 2017.

Acordar consciências, mudar mentalidades, chamar mais pessoas para ajudar a recuperar as zonas afetadas é uma das mensagens que este grupo de amigos, faz questão de transmitir.

Para o Filipe, para o Carlos, para a Alexandra e para o Pedro, mais importante que o desafio pessoal de pedalarem os 750 km, que não será seguramente fácil, é faze-lo por uma causa importante como esta.

A historia destes amigos já tem alguns anos. Depois de terem percorrido Portugal de lés a lés, de terem “descido” o Rio Tejo desde a sua nascente, de terem ido até Ceuta 600 anos depois, e por último uma viagem “épica” até ao Vaticano, para entregar, em mão, ao Papa Francisco uma mensagem sobre o que se faz em Portugal no âmbito do Desperdício Alimentar, através do Movimento Zero Desperdício, o foco deste grupo centrou-se desta vez numa das maiores tragédias que ocorreu em Portugal nas últimas décadas – os incêndios de 2017. Fazendo aquilo que sempre se propõem – pedalar, desta vez pedalarão tantos quilómetros, quantas as árvores que ser prepõem desde já plantar 750. Esperam chamar a atenção para o que não poder ser esquecido, esperam que muitos que partilham da mesma preocupação os acompanhem, e que muito outros contribuam para que através de um simples donativo se possam plantar muitas mais árvores.

Quem são os aventureiros?:

– Filipe Gaivão – 55 anos (2017 – “Lisboa-Roma-Vaticano Zero Desperdício” ,  2016 – “Tejo é Vida” ,- 2015 – “Ceuta 600 anos depois”, 2014 – “Portugal de Lés a Lés Contra o Cancro” , 2013 – “500 Milhas ACP Opticalia em bicicleta” – Chaves – Faro)

– Carlos Silva -49 anos (2016-“Tejo é Vida”, 2º15 -“Ceuta 600anos depois” , 2014-“Portugalde Lés a Lés Contra o Cancro”)

– Alexandra Bartolomeu e Pedro Fiadeiro (2017 – “Lisboa-Roma-Vaticano Zero Desperdício” , 2016″Tejo é Vida” , 2014- “Portugal de Lés a Lés Contra o Cancro”)

 

Datas e Percursos do Pedalar para Plantar:

10 junho – 105 kms – Marinha Grande/Mira

11 junho –  90 kms –   Mira – Santa Comba Dão

12  junho – 80 kms –   Santa Comba Dão – Gouveia Gouveia – Arganil

13  junho –  80 kms –  Gouveia – Arganil

14 junho  –  90 kms –  Arganil – Pedrogão

15 junho  – 95 kms  –  Pedrogão – Ansião

16 junho  – 115 kms – Ansião – Mação

17 junho  –  95 kms   –  Mação – Fátima