TEDxPorto coloca o tema da confiança na agenda em 2019

A organização do evento TEDxPorto anuncia amanhã o primeiro conjunto de quatro oradores e começa a divulgar o evento ao grande público. Com o tema comunicado apenas junto dos participantes de edições anteriores, foram já vendidos mais de 300 bilhetes. A 10ª edição do TEDxPorto está marcada para o dia 6 de Abril de 2019 no Centro de Congressos da Alfândega.

TEDxPorto
TEDxPorto - ®DR

 

A campanha de divulgação do evento TEDxPorto 2019 arranca amanhã com o anúncio do tema ao grande público – TRUST-, bem como do conjunto dos primeiros quatro oradores – Zak Ebrahim, Alexandre Botão, João MonteiroeMoran Cerf.A partir desta semana, e de forma faseada, serão anunciados novos oradores e divulgados novos preços para os bilhetes do evento. A 10ª e maior edição de sempre do TEDxPorto terá lugar em Abril de 2019 no Centro de Congressos da Alfândega, onde são esperados 16 oradores e mais de 1200 participantes.

“A organização desta edição pretende celebrar e refletir sobre uma das características mais humanas e simultaneamente difíceis de definir, com grande importância à escala individual e da sociedade: a CONFIANÇA. Enquanto fator determinante na qualidade da relação entre pessoas e instituições, a confiança é hoje um dos temas que mais importa debater e sobre o qual os 16 oradores escolhidos partilharão as suas experiências e ideias mais audazes,” destaca Norberto Amaral, organizador do TEDxPorto.

Os primeiros quatro oradores divulgados subirão ao palco do TEDxPorto em Abril para refletir sobre o tema escolhido para esta edição comemorativa de uma década de evento TEDx na cidade Invicta: a confiança. Zak Ebrahim, que já foi orador num palco TED, falará sobre o peso da sua experiência pessoal enquanto filho de um dos terroristas que co-liderou o ataque ao World Trade Center em 1993 e do seu ativismo em prol da paz; Alexandre Botão abordará o tema das fake news,na sua perspetiva de investigador e jornalista;João Monteiroexplicará como, com o aparecimento de novas tecnologias e das redes sociais, surgem as teorias da conspiração, o que as caracteriza, como as reconhecer e como evitar sermos enganados por elas; Moran Cerf, orador do TED em 2017 e professor de neurociências, colocará os participantes a questionar os seus próprios pensamentos,explicando como podemos ter uma melhor perceção da realidade e entendimento sobre a nossa atividade cerebral.

Segundo o manifesto da edição 2019 do TEDxPorto, “confiar é um ato da nossa responsabilidade, nas relações interpessoais em que participamos ativamente e é, possivelmente, o mais importante fator de coesão social. É a base das ligações mais fortes com as nossas famílias, amigos e colegas de trabalho, parceiros e clientes. No entanto, vivemos num mundo de desconfiança instintiva, obrigando-nos ao isolamento e dúvida. Observa em teu redor o desinteresse pela política e aumento da abstenção nas eleições. Corrupção. Divórcio. Fake news. Nunca tivemos tantos ‘amigos’ conectados, mas a depressão nas sociedades modernas continua a aumentar. Sem confiança nos outros, deixamos de dar, de receber e de participar. Alguns refugiam-se no silêncio. O cinismo apodera-se de outros. Criamos realidades alternativas, e acreditamos em teorias de conspiração sem fundamento.” O Manifesto completo pode ser lido aqui.

A 10ª edição do TEDxPorto oferece pela primeira vez aos participantes a possibilidade de tradução para Língua Gestual Portuguesa e tradução simultânea para inglês e português. Os bilhetes estão à venda por 54€, preço praticado até ao mês de Janeiro. Há ainda um número limitado de bilhetes a preços especiais para estudantes.

 

Sobre os oradores já divulgados:

Zak Ebrahimé filho de um dos terroristas que co-liderou o ataque ao World Trade Center, em 1993. Ainda hoje a fugir de ameaças de que é alvo, teve que aprender a lidar com um passado que não era dele e tornou-se um ativista em prol da paz. Foi orador no TED em 2014 e escreveu o livro “The Terrorist’s Son”, editado pelo TED no mesmo ano.

Alexandre Botãoé investigador e o jornalismo corre-lhe nas veias há duas décadas. Foi responsável pela cobertura mediática de grandes eventos como o Campeonato do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos, e atualmente é aluno do programa doutoral em Media Digitais, da Universidade do Porto.

João Monteiro é biólogo. Apaixonado pela ciência, é um dos fundadores e vice-presidente da COMCEPT – Comunidade Céptica Portuguesa e co-autor do livro “Não se Deixe Enganar”.Está atualmente a frequentar o doutoramento em “História, Filosofia e Património da Ciência e Tecnologia” da Universidade Nova de Lisboa.

Moran Cerf era um hackerque se transformou num neurocientista. Na sua investigação académica usa métodos das neurociências para entender os mecanismos subjacentes à psicologia, mudança de comportamentos, emoções, tomada de decisões e sonhos, levantando questões sobre “Como são formadas as perceções conscientes no nosso cérebro?”, “Como podemos controlar as nossas emoções?” e “Como podemos produzir conteúdos cativantes para o cérebro?”. Foi orador no TED em 2017.