Crianças dão vida aos jardins do Município de Santiago do Cacém

“Vamos dar Vida aos nossos Jardins” é o desafio lançado, pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, às crianças do 1.º ciclo do ensino básico dos agrupamentos de escolas de Santo André e do Cercal do Alentejo que, no dia 1 de abril, vão colocar os ninhos artificiais, feitos com caixas de madeira que foram por elas decoradas, em árvores existentes nos jardins ou parques públicos das localidades referidas. Durante a realização da atividade, os alunos são acompanhados pelos seus docentes e contam com o apoio dos serviços municipais e das respetivas Juntas de Freguesia.

Santiago do Cacém
Crianças dão vida aos jardins do Município de Santiago do Cacém - ®DR

 

A Autarquia vai ainda distribuir, a cada aluno, uma folha semente fabricada em papel reciclado, ecológico e artesanal, na qual foram introduzidas sementes de flores. As crianças vão poder, cumprindo o procedimento de plantação destas sementes, acompanhar o crescimento das flores na escola ou nas suas casas.

A iniciativa “Vamos dar Vida aos nossos Jardins” tem como objetivos proporcionar espaços de educação informal, promover a cidadania e envolver a comunidade através da valorização de competências adquiridas na escola e no desenvolvimento de atividades fora do sistema de ensino formal que o complementem e, também, criar condições para a nidificação de aves, proporcionando o aumento da colónia de chapins que se alimentam da larva da processionária (lagarta do pinheiro). Com esta ação o Município pretende, igualmente, informar e sensibilizar quanto à importância da conservação de todas as espécies de aves que habitam no planeta Terra, bem como da conservação dos seus habitats.

“Vamos dar Vida aos nossos Jardins” é uma iniciativa integrada no programa municipal de combate ao insucesso escolar “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.

As ações da iniciativa “Vamos dar Vida aos nossos Jardins” vão decorrer em:

Cercal do Alentejo – das 10h00 e às 12h00,  no jardim em frente à Escola nº 1 do Cercal do Alentejo

Vila Nova de Santo André – das 10h00 e às 12h00

– EB1 nº 2 (Parque Central – junto ao Cravo)

– EB1 nº 3 (Parque Central – junto ao O2 Café)

– EB1 nº 4 (Parque Central – junto ao Parque Infantil)

Deixa-o-Resto – das 14h00 e às 15h30, no loteamento Municipal de Deixa-o-Resto

A atividade decorre no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se assinalou a 21 de março.

 

 

 

Fonte: CMSC