Portugueses em “alta” no Millenium Estoril Open

João Sousa começa esta terça-feira a defesa do terceiro título ATP da carreira, frente ao qualifier australiano Alexei Popyrin.

João Domingues vs Alex De Minaur
Portugueses em “alta” no Millenium Estoril Open - ©Aldrabiscas

João Sousa, 51.º do ranking mundial tem encontro marcado com o jovem Popyrin (113.º ATP), de 19 anos, no court central, num duelo com início previsto para nunca antes das 15:00.

O tenista português defronta pela primeira vez o campeão júnior de Roland Garros de 2017, que esta época fez terceira ronda no Open da Austrália.

Logo após o encontro entre João Sousa e Alexei Popyrin, entra em ação também no court central o norte-americano Frances Tiafoe frente ao cazaque Mikhail Kukushkin.

O dia de ontem (29), foi o primeiro dia de grande ação nos quadros principais e trouxe algumas surpresas, com o  português João Domingues a validar, a passagem à segunda ronda do Estoril Open, após ter batido o jovem australiano Alex De Minaur, número 27 do mundo, em três parciais.

No último encontro do dia no Clube de Ténis do Estoril, o tenista luso impôs-se por 6-2, 2-6 e 6-2 em duas horas de jogo e aguarda o resultado da partida entre Bernard Tomic e John Millman para conhecer o seu próximo adversário.

Na conferencia de imprensa, João Domingues, mostrava-se cansado devido ao nível do jogo que tinha acabado de vencer, mas confiante, garantindo: “não preciso que me digam (que posso ganhar o torneio). Acredito em mim, seja com quem for tenho sempre chances de ganhar”.

João Sousa, ao lado de Leonardo Mayer, um ano depois de se ter sagrado campeão de singulares do Millennium Estoril Open voltou a ganhar no maior torneio organizado em Portugal e carimbou o acesso aos quartos de final de pares.

O português e o argentino apuraram-se para os quartos de final ao superarem um difícil encontro de estreia frente ao mexicano Santiago Gonzalez e o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi, dois especialistas da variante, em apenas duas partidas: 6-4 e 6-4 foram os parciais de um triunfo que se consumou já para lá das 20h30.

A dupla luso-argentina vai agora em busca das segundas meias-finais consecutivas no Millennium Estoril Open, mas para isso terão de superar os britânicos Luke Bambridge e Jonny O’Mara.

Já o português Pedro Sousa foi eliminado esta segunda-feira na primeira ronda do Estoril Open, ao perder com o norte-americano Reilly Opelka em dois sets, com os parciais de 7-6 e 6-4.
O tenista luso, de 30 anos, atual 107º classificado da hierarquia, que tinha beneficiado de um wild card para entrar no torneio, caiu ao fim de uma hora e 24 minutos de encontro diante do número 59 do ranking mundial.

Pedro Sousa, esteve na luta pela conquista do primeiro set até ao tie-break, chegando a ter uma vantagem de 3-0, mas não se conseguiu impor e consentiu a recuperação de Opelka.

Pedro Sousa prossegue a participação apenas em pares, ao lado de Gastão Elias, defrontando na terça-feira a dupla constituída pelo japonês Ben Mclachlan e pelo holandês Matwe Middelkoop.

Veja aqui o programa completo do Millenium Estoril Open