LISBOA ACOLHE DOIS DOS MAIORES EVENTOS MUNDIAIS SOBRE OS TEMAS DO MAR

Nas próximas quinta e sexta-feira, Lisboa será o centro do mundo para a discussão dos grandes temas dos Oceanos à escala global.

WebSummit do Mar
LISBOA ACOLHE DOIS DOS MAIORES EVENTOS MUNDIAIS SOBRE OS TEMAS DO MAR - ®DR

 

A capital portuguesa foi escolhida pela Comissão Europeia como palco para a edição de 2019 do Dia Europeu Marítimo (European Maritime Day), evento que decorre entre os dias 16 e 17 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa (Praça das Indústrias, Lisboa).

O European Maritime Day é um evento anual promovido desde 2008 pela Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (DG MARE) da Comissão Europeia que reúne mais de um milhar de intervenientes nas diferentes fileiras da economia do mar.

Apresentado como a “WebSummit do Mar”, este palco internacional de debate do mar estará este ano focado no empreendedorismo, pesquisa, inovação e investimento, com vista a aumentar as tecnologias sustentáveis e cadeias de valor emergentes na vasta economia do mar.

O Comissário Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Karmenu Vella, o Diretor-Geral da DG MARE (Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas), João Aguiar Machado, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, são outras presenças ilustres confirmadas neste evento.

Neste evento, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, tem intervenção marcada para a sessão de abertura de quinta-feira, pelas 09h00, no Auditório I do Centro de Congressos de Lisboa, onde falará também o Comissário Europeu Karmenu Vella.

Mais informações sobre o European Maritime Day antravés do seguinte link: https://european-maritime-day.b2match.io/

Nos mesmos dias, na Gare Marítima de Alcântara, realiza-se a 4.ª edição do Oceans Meeting, evento promovido pelo Ministério do Mar de Portugal e que vem ganhando prestígio ao longo dos anos.

Este ano, a edição do Oceans Meeting vai incidir sobre o tema central “Governação Inteligente dos Oceanos”, propondo cinco painéis para reflexão: Governação dos Oceanos e Partilha de Dados; Inovação, Startups Azuis e Financiamento; Tecnologias de Limpeza dos Oceanos; Governação dos Oceanos – Desafios dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento; Governação Inteligente dos Oceanos – Cooperação para Soluções Práticas.

O Oceans Meeting é uma conferência ministerial internacional que vai trazer a Lisboa governantes de dezenas de países à escala global para debater os grandes temas da atualidade dos oceanos e que antecipa a “United Nations Ocean Conference”, que se realizará em 2020 em Portugal, numa coorganização com a República do Quénia.

A edição deste ano surge ainda inserida no âmbito das comemorações do V Centenário da Circunavegação de Fernão Magalhães.

Neste evento, a Ministra do Mar tem intervenção marcada para as 12h00 de quinta-feira, na cerimónia de abertura, que terá lugar na Gare Marítima de Alcântara (Lisboa).

Mais informações sobre o Oceans Meeting através do seguinte link: http://www.oceansmeeting.pt/

 

 

PROGRAMA COM PRESENÇA DA MINISTRA DO MAR

Quinta-feira, dia 16

09h00 – Cerimónia de Abertura do European Maritime Day 2019

Local: Auditório I do Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL)

11h45 – Abertura da Exposição “Magellan the First Man to Unite the Oceans”

12h00 – Cerimónia de Abertura do Oceans Meeting 2019

Local: Salão Almada Negreiros, Gare Marítima de Alcântara (Lisboa)

 

Sexta-feira, dia 17

09h30 – Sessão de Abertura do Segundo dia do Oceans Meeting 2019

Local: Salão Almada Negreiros, Gare Marítima de Alcântara (Lisboa)

16h00 – Visita ao Porto de Sines

Local: Sede da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), Sines