E o vencedor da Taça de Portugal, foi …. O Sporting Clube de Portugal

Sporting e Futebol Clube do Porto defrontaram-se esta tarde no Estádio do Jamor, 11 anos depois da última final entre estes dois clubes, em que o Sporting saiu vencedor.

Taça de Portugal Placard
E o vencedor da Taça de Portugal, foi …. O Sporting Clube de Portugal - Marcelino Almeida

Enquanto se esperava pelo apito inicial, três motas aproveitaram as duas rampas colocadas junto ao relvado para, fazerem algumas acrobacias. A última moto trazia a bola, com que foi dado o pontapé de partida.

O Sporting entrou mais perigoso conseguindo logo nos primeiros minutos, conquistar um pontapé de canto. Ainda assim, foi Marega, o protagonista do primeiro golo do FC Porto. Mas o maliano estava fora de jogo e o golo foi invalidado.

O FC Porto, não desistiu e aos 40’ consegue chegar à baliza com sucesso, desta vez de bola parada. Canto batido na esquerda para a grande área, com a bola a chegar a Soares, que inaugurou assim o marcador a favor dos dragões.

O Sporting queixou-se de uma mão de Herrera no momento da receção da bola, mas Jorge Sousa, mandou jogar.

Com esta decisão os leões ganharam força e Bruno Fernandes recebe a bola à entrada da grande área rematando para o canto inferior da baliza de Vaná. A jogada ainda foi revista pelo VAR por suspeita de fora de jogo, mas o golo foi validado. Estava feito o 1-1 no Jamor mesmo em cima do intervalo.

As equipas voltaram do balneário, sem alterações. Também no marcador não houve alteração, embora a segunda parte tenha sido pontuada por alguns remates perigosos de ambas as equipas, mas sem conseguirem finalizar.

O jogo partiu assim para o prolongamento.

Recomeçou a partida com ambas as equipas a querem alterar o marcador. E foi Bas Dost, que aos 100’, coloca o Sporting em vantagem, ao marcar na baliza azul e branca.

A segunda parte do prolongamento, pertenceu ao FC Porto, mas faltava pontaria e discernimento na aproximação à baliza.

Bruno Fernandes, que tentava defender o resultado agarrou Manafá pela cintura numa tentativa de parar um contra-ataque, levou cartão amarelo e originou um livre que deu o 2º golo ao FC Porto.

Aos 120+1’ o jogo sofre uma reviravolta e foi decidido nas grandes penalidades

Cada equipa, falha um penalty, da série das primeiras cinco penalidades. Já no mata, mata, Fernando Andrade falha e Luiz Phellype marca a grande penalidade decisiva.

O Sporting Clube de Portugal é assim o grande vencedor da taça de Portugal.