A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo promoveu no dia 17 e 18 de o V Encontro sobre História e Cultura Judaicas.

No decorrer dos dois dias muitas foram as abordagens efetuadas no âmbito da temática do judaísmo, com um painel de ilustres conferencistas, entre eles o Professor Doutor João Medina, Professor Augusto Monteiro, Professor Doutor Norberto Cunha, Doutora Adília Fernandes, Arquiteto José da Conceição Afonso e Doutor Jorge Martins. Inseridas no programa estavam também três apresentações de livros: “Judeus e Nazis”, de João Medina, “Judeus – os Navarros de Lagoaça” de Filipe Pinheiro de Campos e António Maria de Assis e “A Confitente” de Jorge Martins.

Torre de Moncorvo
V Encontro sobre História e Cultura Judaicas - ®DR

 

Sobre este encontro Nuno Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, referiu que “é importante desde logo, porque Moncorvo no reinado de D. Dinis foi sede de rabinato, o corregedor era o representante da parte civil e tínhamos um rabi que tratava das questões ligadas à religião judaica. É também importante porque temos uma candidatura para renovação da Rua Nova, rua tipicamente judaica, e para a recuperação da antiga sinagoga e transformação em futuro Centro de Estudos Judaicos, para que a história que chegou até nós possa ser reafirmada como algo que é nosso, do nosso concelho, e que permanecerá para as novas gerações.”

A realização do V Encontro de História e Cultura Judaica teve um balanço bastante positivo estando já tratar-se da próxima edição, que se realizará em 2020.

 

 

 

Fonte: CMTM