Universidade de Lisboa entrega equipamento tecnológico ao Parque Nacional da Gorongosa ao abrigo de programa de cooperação

O Instituto Superior de Agronomia/ULisboa formalizou a entrega de um sistema portátil de análise de trocas gasosas foliares LI-6400, ao Administrador do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), Dr. Pedro Muagura.

Instituto Superior de Agronomia, ULisboa
Equipas do PNG e da ULisboa com o equipamento doado - ®DR

 

O equipamento, no valor de cerca de 50000 euros, foi doado pela empresa fabricante (Li-Cor, Lincoln, Nebraska, EUA) e entregue, este mês de maio, quando da deslocação dos investigadores Ana D. Rodrigues, Ana Ribeiro e José C. Ramalho ao Parque da Gorongosa. Para além de dar um importante contributo para a avaliação da performance eco-fisiológica das plantas de café ao longo de todo o ciclo produtivo, o equipamento, dadas as suas potencialidades, será ainda utilizado no contexto de aulas do Mestrado em Biologia de Conservação, lecionado no PNG.

De salientar que o Programa de Cooperação entre a ULisboa e o Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em Moçambique, foi estabelecido em 2017, por solicitação do PNG e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tendo por base os mais de 10 anos de experiência da equipa da ULisboa no terreno.

Do programa de cooperação fazem parte o Projeto “Produção Sustentável de Café no Parque Nacional da Gorongosa”, assim como Mestrado em Biologia de Conservação (1ª edição em 2018, bienal), ao abrigo de um consórcio entre o PNG, a Universidade do Lúrio, a Universidade do Zambeze, o Instituto Superior Politécnico de Manica e a ULisboa.