Este ano na Mouraria:: “Arraial Composto –  Ainda queremos ter Planeta em Agosto!”.

Com a crescente urgência e preocupação climática, a Associação Renovar a Mouraria compromete-se este ano a criar um Arraial mais composto!

Renovar a Mouraria
"Arraial Composto -  Ainda queremos ter Planeta em Agosto!" - ®DR

 

Esta postura ecológica, aliada ao conceito de multiculturalidade e inclusão social da Associação, faz com que o Arraial Composto, que será no Largo da Rosa, tenha no próprio evento a separação do lixo, por meio de reciclagem e do reaproveitamento para decorações, o não-desperdício pelo contentor de 
compostagem
 que irá inaugurar no primeiro dia do Arraial*, o uso de copos reutilizáveis, oferta de opções alimentares sustentáveis – ovolactovegetarianas e 100% vegetarianas -, assim como se compromete a colocar o carapau como cabeça de cartaz, bem como apresentação de pescados alternativos à sardinha, como demonstração da importância da sustentabilidade das pescas.

De modo a reduzir a poluição do solo por beatas irá haver localizados cinzeiros próprios para tal.

A união de culturas continua a ser um valor característico da associação, que estará presente pela venda de comida internacional, especificamente do Paquistão, um evento de contos dedicado às migrações e refugiados no dia 26 de Junho.

decoração do Arraial estará assente num dos seus R’s, Reaproveitar, em que serão utilizados produtos que são muitas vezes considerados lixo e de uso único: tetrapak, latas, etc.

O chouriço, a bifana, a cerveja, a música, a festa, a Bela Mouraria, os Santos, mantêm-se! Sempre num ambiente que convida as pessoas a estarem atentas às suas ações e como elas impactam o mundo, enquanto também é promovida a união de culturas e etnias. 

O Arraial terá também para os RR-Residentes Rotativos, um espaço de apresentação de projetos.

Reduzir a produção de lixo, Reaproveitar materiais, Recusar o plástico, Repensar os nossos hábitos, Reciclar o lixo e Reutilizar materiais. Estes são os R’s pelo qual é organizado o Arraial Composto.

 

*O compostor e a sua integração está associado ao projeto Mouraria Composta, desenvolvido no âmbito do projeto Bip/Zip 2018, que se destinada a criar uma rede de compostagem para os moradores da Mouraria. Irá ser inaugurado no primeiro dia do Arraial Composto.