Miguel Vieira e David Catalán no calendário oficial de desfiles da Milano Moda Uomo

2019 está a revelar-se um grande ano para a moda portuguesa. Depois da estreia de Alexandra Moura, em fevereiro, é a vez de Miguel Vieira integrar o calendário oficial de desfiles da Milano Moda Uomo, num sonho que se torna realidade já nesta estação primavera/verão 2020. Também David Catalán ganha uma oportunidade na fashion week italiana e apresenta a nova coleção numa slot dedicada aos talentos emergentes, uma clara estratégia de promoção de novos nomes no circuito internacional da moda.

Portugal Fashion
Moda portuguesa conquista calendário oficial de desfiles da Milano Moda Uomo - ®DR

 

Os criadores tornam-se, assim, nos primeiros designers portugueses a fazer parte de um calendário oficial de desfiles da Semana de Moda de Milão, no contexto das propostas masculinas.

É também uma vitória para o Portugal Fashion que estação após estação continua a somar conquistas e resultados na promoção da moda portuguesa dentro e fora de fronteiras, a par de uma importante conquista para o menswear, um segmento que tem sido aposta crescente do Portugal Fashion.

É já no próximo mês de junho que os designers vão desfilar ao lado de marcas como Versace, Prada, Gucci e muitos outros nomes da cena da moda mundial, fruto de um enorme potencial reconhecido pela Camera Nazionale della Moda Italiana, com quem o Portugal Fashion mantém uma forte relação de cooperação.

Nome assíduo do calendário oficial de eventos da Milano Moda Uomo, Miguel Vieira tem já uma presença forte na cidade transalpina, onde tem apresentado as suas coleções consecutivamente desde janeiro de 2017. Ao integrar o ca-lendário oficial de eventos o designer vê, desta forma, o seu potencial dupla-mente reconhecido e embarca numa oportunidade de projeção e visibilidade internacional acrescida.

Também se dispensam apresentações entre o mercado italiano e David Catalán, que fez a sua estreia além-fronteiras em janeiro de 2018, na Semana de Moda da Altaroma, ainda ao abrigo do BLOOM – a plataforma que o Portugal Fashion dedica exclusivamente aos novos designers e que o jovem criador integrou em 2016, após ser distinguido pelo Concurso Bloom. No espaço de três anos, Da-vid Catalán ganhou asas e voou em direção à passerelle principal do Portugal Fashion, tornando-se num dos nomes mais sonantes do seu calendário nacional e uma jovem referência do menswear nacional, valendo-lhe um pop corner na loja Wrong Weather em março do ano passado e uma entrada direta para a Farfetch.

O Portugal Fashion – um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a ATP – Associa-ção Têxtil e Vestuário de Portugal – é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionali-zação, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.