Vinhos do Dão à prova no Brasil

Vários produtores do Dão irão apresentar os vinhos da região no Rio de Janeiro, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, e São Paulo, de 7 a 9 de junho. Neste âmbito, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão) irá realizar um almoço em São Paulo com o objetivo de dar a conhecer a harmonização dos Vinhos do Dão com a Gastronomia contemporânea Brasileira à imprensa local.

Vinhos do Dão
Vinhos do Dão à prova no Brasil

 

Os vinhos do Dão estão de partida para terras de Vera Cruz. No âmbito do projeto de internacionalização da CVR do Dão, e em parceria com a Vinhos de Portugal, 14 produtores da região – Adega de Penalva, Caminhos Cruzados, Casa de Cello, Casa de Mouraz, Global Wines, Juliana Kelman, Lusovini, Niepoort, Quinta da Mariposa, Quinta da Fata, Quinta do Mondego, Quinta dos Monteirinhos, Sogrape e Vinhos Borges – irão ter a oportunidade de apresentar os seus vinhos em duas das principais cidades brasileiras: Rio de Janeiro e São Paulo. Na cidade “maravilhosa” o evento irá decorrer no CasaShopping, de 31 de maio a 2 de junho, e em São Paulo a iniciativa terá lugar no JK Iguatemi, de 7 a 9 de junho.

“O nosso objetivo é exportar 50% dos vinhos produzido na região, por isso estamos este ano a realizar várias ações de internacionalização não só na Europa, como na América e Ásia, de forma a dar a conhecer os nossos vinhos a novos mercados. Neste âmbito, o Brasil é um mercado estratégico para nós, porque tem crescido muito e os nossos vinhos têm sido bem aceites”, explica o Presidente da CVR do Dão Arlindo Cunha.

A par desta iniciativa a CVR do Dão irá realizar um almoço, no dia 6 de junho, no restaurante Manioca, em São Paulo, para a imprensa brasileira, com o objetivo de dar a conhecer a qualidade e a versatilidade dos néctares a especialistas na área de vinhos e não só. Neste almoço haverá uma harmonização dos vinhos do Dão com o menu de gastronomia contemporânea brasileira, elaborado por Helena Rizzo, eleita em 2014 a melhor Chef mulher do mundo pela revista Restaurant. Neste evento, a região será apresentada pelo Master of Wine Dirceu Vianna e serão provados vinhos velhos, brancos e tintos, do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, além dos produzidos pelos produtores citados.

De referir que este ano, a CVR do Dão já esteve presente em duas feiras internacionais: Vinexpo (Bordéus) e Prowein (Düsseldorf).