ENCONTROS MÁGICOS 2019:: 23º Festival Internacional de Magia de Coimbra

O mais antigo Festival de Magia em Portugal, fruto da iniciativa do célebre mágico, Luís de Matos, está de regresso a Coimbra.

23º Festival Internacional de Magia de Coimbra - ®DR

 

Vinte mágicos, provenientes de três continentes, vão participar no 23º Festival Internacional de Magia de Coimbra, que decorre de 17 a 22 de setembro, em vários recantos da cidade, mas também em cinco Juntas e Uniões de Freguesias, no sentido da crescente da descentralização já iniciada em 2015.

Também a componente solidária é uma das mais indeléveis marcas dos Encontros Mágicos que irão promover espetáculos de Magia Solidária no Estabelecimento Prisional de Coimbra, no Hospital Pediátrico, e no Instituto de Oncologia.

Tal como em edições anteriores, os “Encontros Fotográficos de Coimbra” uniram-se aos ENCONTROS MÁGICOS, trazendo a Coimbra centenas de fotógrafos atraídos pelo evento. Este ano, essa iniciativa espontânea e independente estará ainda mais entrosada no Festival.

Na sequência do êxito da iniciativa “Primeira Aula de Magia”, iniciada em 2015, esta repetir-se-á possibilitando a dezenas de jovens um curso de iniciação à Arte Mágica e dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos anos anteriores, para além da “Segunda Aula de Magia” destinada aos que frequentaram as aulas em edições passadas e uma Aula de Magia, destinada a crianças com necessidades especiais.

De regresso estará também, o espetáculo “MAGIA NA ESCURIDÃO com Juan Esteban Varela” onde o reconhecido mago chileno protagoniza uma experiência verdadeiramente inclusiva, convidando a comunidade invisual a “ver” um espetáculo de magia em que o sentido da visão não intervém. Aos não invisuais serão colocadas vendas para que assistam e vivam esta experiência única em circunstâncias idênticas. A “Magia na Escuridão” decorrerá de terça a sábado no Convento de S. Francisco.

Na edição deste ano, a companhia Vik & Fabrini, do Brasil integra um artista plástico com uma carreira completamente distinta e reconhecida para além do universo da arte mágica. Fabrini Crisci, nascido em São Paulo, no Brasil, é um notável artista plástico, pintor ilustrador, com um enorme currículo de exposições em todo o mundo que se iniciou em 2006, ao expor as suas obras em Monte Carlo. Essa exposição resultou num selo postal comemorativo no Mónaco, pessoalmente escolhido pelo Príncipe Alberto II.

Luis de Matos, conhecedor da obra do artista plástico Brasileiro, escolheu 15 lâminas para a exposição “Universos Mágicos” que traz a Coimbra o génio de Fabrini Crisci no âmbito da 23ª Edição do Festival Internacional de Magia de Coimbra e que estará patente no foyer do Convento São Francisco durante toda a duração do certame (17 a 21 de setembro).

 

PROGRAMA

Luis de Matos
23º Festival Internacional de Magia de Coimbra – Programa – ®DR
Luis de Matos
23º Festival Internacional de Magia de Coimbra – Programa – ®DR