RESTAURANTES APOIAM CONFERÊNCIA DO DIA MUNDIAL DO INSETO COMESTÍVEL COM OFERTA DE DEGUSTAÇÃO

No próximo dia 26 de outubro, no âmbito da Conferência “Dia Mundial do Inseto Comestível – Uma nova experiência”, organizada pela Portugal Insect, os restaurantes El Bulo Social Club e o Refeitório do Senhor Abel, ambos do conhecido chef Chakall, vão oferecer uma entrada e uma sobremesa, ao jantar, ambos os pratos confecionados com insetos de forma a que os seus clientes possam de forma gratuita, degustar esta nova forma de alimentação.

OFERTA DE DEGUSTAÇÃO NO DIA MUNDIAL DO INSETO COMESTÍVEL
Dia Mundial do Inseto Comestível - ®DR

 

Segundo Rui Nunes, Presidente da Portugal Insect: A reação adversa dos consumidores a este tipo de alimentação continua a ser um desafio, uma vez que todos fomos educados a olhar para os insetos como contaminantes e não como alimentos. Acreditamos que este tipo de parcerias pode ajudar a sensibilizar o público em geral, para a reintrodução dos insetos em alimentação humana”.

Estão identificadas mais de 2000 espécies de insetos comestíveis. De entre estes, têm sido escolhidos os que representam o melhor compromisso entre o perfil nutricional e a facilidade de produção industrial. Destacam-se várias espécies de grilos, a larva do besouro (Tenebrio molitor) e os gafanhotos. Segundo a FAO, os insetos são uma fonte alternativa de proteína animal com um potencial muito grande para fazer parte da nossa dieta regular. Isto porque, os insetos têm um perfil nutricional muito interessante, dado o seu alto teor proteico e simultaneamente têm um impacto ambiental muitíssimo mais baixo que as fontes de proteína animal a que estamos habituados, como por exemplo, a vaca, o porco ou o frango.

A PORTUGAL INSECT é uma associação criada em maio de 2018 e congrega os produtores e transformadores portugueses de insetos, com vista à sua utilização na alimentação humana e animal. De entre os seus objetivos, destacamos o contributo para a consciencialização das populações sobre as vantagens nutricionais e ambientais do consumo de produtos alimentares à base de insetos.