Parque da Gorongosa em Moçambique estabelece parceria com Nespresso

Parque Nacional da Gorongosa e NESPRESSO assinam Memorando de Entendimento para colaboração conjunta na melhoria dos meios de subsistência dos produtores de café na Serra da Gorongosa

Parque Nacional da Gorongosa
Reconstruir e promover a indústria do café na região da Gorongosa, em Moçambique - ®DR

 

Reconstruir e promover a indústria do café na região da Gorongosa, em Moçambique é o objetivo estratégico deste memorando que visa incluir Moçambique no programa global “Reviving Origins” da NESPRESSO.

Em 2014, como parte de seu Programa de Qualidade Sustentável AAA, a NESPRESSO lançou a plataforma “Reviving Coffees” com o objetivo de reativar a produção de café de alta qualidade em regiões onde estava ameaçada, melhorando a qualidade e aumentando o volume de colheita após colheita, aumentando os rendimentos, os meios de subsistência e a resiliência em relação às mudanças climáticas.

A aquisição todos os anos, destes cafés, permite que as produções cresçam e as comunidades prosperem, através da colaboração entre a NESPRESSO e o Parque Nacional da Gorongosa.

Em 2015, o Projeto da Gorongosa trabalhou com um grupo de agricultores locais para plantar mudas de café na Serra da Gorongosa. Inicialmente, 15.000 mudas foram plantadas ao lado de árvores nativas para apoiar os esforços de reflorestamento da floresta tropical. Hoje, as pessoas da Serra da Gorongosa estão a plantar anualmente cerca de 200.000 árvores de café e 50.000 árvores da floresta tropical ao lado delas.

Nas comunidades que praticam principalmente agricultura de subsistência, o Café da Gorongosa permite que os trabalhadores locais tenham comida nas suas mesas e enviem os seus filhos para a escola, enquanto apoiam o ecossistema circundante, uma vez que 100% dos lucros do Café da Gorongosa revertem para o Parque Nacional da Gorongosa, para as populações locais, e para as comunidades que o rodeiam.

 

Sobre a NESPRESSO

A NESPRESSO foi fundada em 1986, para atingir consumidores sofisticados de café por meio do desenvolvimento de um sistema de extração de café de origem única. A visão da NESPRESSO é ser o “Ícone do Café Perfeito em Todo o Mundo”. Um dos principais desafios da NESPRESSO é garantir o fornecimento a longo prazo de café da mais alta qualidade, especialmente com previsões contínuas de alto crescimento.

Em 2003, a NESPRESSO lançou o Programa AAA para ajudar os produtores a melhorar suas práticas, para obter café sustentável e de melhor qualidade, mas também para aumentar o interesse dos agricultores, com melhores condições comerciais, para além de assegurar aos seus clientes finais que os mais altos padrões e práticas agrícolas e sociais eram observados nos países de origem.

Sobre o Projeto da Gorongosa

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) em Moçambique é talvez a maior história de restauração da vida selvagem em África. Em 2008, foi estabelecida uma Parceria Público-Privada de 20 anos para a gestão conjunta do PNG entre o Governo de Moçambique e a Fundação Carr (Projecto de Restauração da Gorongosa), uma organização sem fins lucrativos dos EUA. Em 2016, o Governo de Moçambique aprovou a prorrogação por mais 25 anos da gestão conjunta.

Ao adotar um modelo de conservação do século XXI para equilibrar as necessidades da fauna bravia e das pessoas, O PNG está a proteger e a salvar a natureza selvagem, devolvendo ao seu devido lugar um dos maiores parques nacionais da África.

Nos últimos anos, o Projeto da Gorongosa, com o apoio da Administração Nacional de Áreas de Conservação de Moçambique (ANAC), viu o Parque ser reconhecido como um dos “Last Wild Places” pela National Geographic e como um dos “Melhores Lugares do Mundo – 2019” pela TIME Magazine.