Makro Portugal revela grande aposta em Responsabilidade Social

A Makro Portugal juntou-se, no decorrer do ano de 2019, a diversas iniciativas de responsabilidade social, com o objetivo de ajudar de alguma forma e com o seu contributo os que mais precisam.

Makro Portugal
Makro Portugal revela grande aposta em Responsabilidade Social - ®DR

 

“O nosso propósito assenta no apoio à gastronomia e este é o ingrediente chave de ligação a iniciativas e entidades que promovam a diferença neste meio. Faz parte da nossa cultura empresarial juntarmo-nos a associações e/ou eventos de cariz solidário e contribuirmos, de alguma forma, junto da comunidade, no apoio às pessoas em situações de vulnerabilidade social”, comenta Isabel Caeiro, Communication & Engagement manager da Makro Portugal.

A responsabilidade social é um dos pilares da empresa grossista. Este ano a Makro Portugal e a Vila Com Vida assinaram um protocolo de colaboração no local onde se concretizou o primeiro projeto-piloto da associação, o Café com Vida, situado na Fundação das Comunicações. O Café com Vida pretende ser um espaço moderno e inclusivo, que permite a criação de emprego remunerado para indivíduos com Perturbações Ligeiras do Desenvolvimento Intelectual (PLDI).

Também no âmbito da sua política de responsabilidade social, a Makro, em outubro apoiou o Jantar Solidário da Associação Quinta Essência, sendo que a angariação de fundos reverteu a favor da organização que apoia pessoas com atraso de desenvolvimento intelectual, na sua aceitação e integração socioprofissional.

A relação entre a Associação Quinta Essência e a Makro já tem alguns anos e no dia 3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – a grossista apoiou novamente a instituição de solidariedade social, no sentido de envolver os seus colaboradores preparamos-lhes uma surpresa, pretendendo alertar para a mudança de mentalidades e atitudes em relação às pessoas com deficiência e/ou incapacidades, de forma a consciencializar para a diferença, desafiando a QE a confeccionar no atelier alimentar ‘’Cozinh’Arte’’  o que sentem pela Makro, nascendo assim a casa Makro sob o mote ‘’Makro: uma Casa aberta à diferença’’. Pelas mãos destes artistas, as Casas makro foram distribuídas aos colaboradores nos seus postos de trabalho, gerando uma onda de envolvimento, solidariedade e partilha das diferenças.

“É sempre importante reforçar o envolvimento de todos os nossos colaboradores para convidarem os clientes a participarem nas iniciativas que apoiamos. Só com a intervenção de todos podemos dizer que uma campanha tem sucesso”, conclui Isabel Caeiro.

Como habitualmente, o Banco Alimentar levou a cabo mais uma Campanha de Recolha de Alimentos, colocando voluntários nas lojas da insígnia de Norte a Sul do País. A iniciativa estendeu-se também ao mundo do digital e esteve disponível até dia 8 de Dezembro através dos vales de oferta de produto.

Associando-se a diferentes entidades e associações, a empresa termina o seu ano a apoiar, por exemplo, a 5ª edição do Jantar de “Natal Solidário”, promovido pelo Algarve Chefs Week, que se realizou no passado dia 13 de dezembro, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura. Com esta iniciativa foram angariados fundos para grupos desfavorecidos da comunidade regional. Para esta iniciativa, a Makro disponibilizou os produtos necessários para que os 14 Chefes da Algarve Chefs Week conseguissem preparar os pratos de assinatura de uma refeição para cerca de 600 pessoas.

Não obstante, as Lojas Makro apoiaram e cederam espaço para a promoção de divulgação de campanhas de instituições locais e nacionais ao longo de todo o ano, a exemplo, Vila com Vida, Banco Alimentar contra a Fome, Associação Quinta Essência, Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), C.A.S.A., Unicef, Cruz Vermelha Portuguesa, Just a Change, Refood, Entreajuda, Salesianos de Manique, Casa dos Pobres de Coimbra, Uma nova Linguagem, Casal Popular Damaia, Fundação AFID, Comunidade Juvenil, Centro de Bem Estar Social Fátima, Cercica, Conselho Português para os Refugiados, Novo Futuro, Obra do Padre Grilo, Ass. A Casa do Caminho, Casa do Povo de Azeitão, Casa do Povo de Palmela, Acreditar, Ass. Amigos da Damaia, Ass. Cult. Moinho da Juventude, Centro de Bem Estar Social da Zona Alta, Centro Social da Musgueira, Centro Social de Moscavide, Crescer a Cores, Crescer Ser, Crit, Posto de Assistência S. da Malveira, Santa casa Misericórdia de Mafra, Centro Apoio Social de Souselas, Apexa, Ass. Humanitária Solidariedade, Casa de Santa Isabel, Refúgio Aboim Ascensão, Centro Social Paroquial Paulo VI, Cercilei, Fundação Champagnat, Agrup. Escolas Conde de Ourém, Centro Solidariedade Social de Valdozende, Bogalha de Braga, Aldeias de Crianças SOS, AHSA em Albufeira, Arcolsa Palmela.

Estas foram apenas algumas ações que a empresa grossista desenvolveu ao longo do ano, em conjunto com colaboradores e envolvendo clientes. A solidariedade e responsabilidade sociais são um tema em destaque para a Makro, que promete continuar cada vez mais atenta e envolvida nestes temas.