SANTARENO EMBARCA NO GIL EANNES

O espetáculo Gil Santareno Eannes, com encenação de Ricardo Simões e Ana Perfeito, estreia a 31 de janeiro, às 21h30, a bordo do Navio Hospital Gil Eannes, em Viana do Castelo.

Teatro do Noroeste - CDV
SANTARENO EMBARCA NO GIL EANNES - ®DR

 

No ano do seu centenário, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana propõe um espetáculo interpretado por mais de 40 pessoas da comunidade, criado a partir da ligação de Bernardo Santareno ao Navio Gil Eannes, no qual o dramaturgo foi médico em 1959.

No caso, as três oficinas regulares de teatro do Projeto Comunidade da companhia vianense (ATIVAsénior, ATIVAjúnior e Enquanto Navegávamos) juntam-se para prestar homenagem ao autor português.

Integralmente representado a bordo do emblemático Navio Hospital Gil Eannes, hoje acostado na doca de Viana do Castelo e transformado em museu flutuante (é mesmo o segundo museu mais visitado do país), Gil Santareno Eannes é a primeira aposta do Teatro Noroeste – CDV para assinalar o centenário de Bernardo Santareno.

Na sua Programação 2020, o Teatro do Noroeste – CDV vai dedicar mais quatro iniciativas ao dramaturgo de Santarém, das quais se destacam a encenação que João Mota fará da obra O Lugre, com estreia a 26 de junho no Teatro Municipal Sá de Miranda em Viana do Castelo e a realização, em julho, da 6ª edição da Escola de Verão para atores, este ano dedicada ao tema Santareno e Pasolini: o olhar excluído, num conjunto das iniciativas que integram o programa de Comemorações Nacionais do Centenário de Bernardo Santareno.

Os espetáculos realizam-se a 31 de janeiro e 1 de fevereiro às 21h30 e 2 de fevereiro às 19h00, com entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete. Estes serão disponibilizados nos dias do espetáculo. Para mais informações contactar o 258823259 / 967552988 / geral@centrodramaticodeviana.com.