Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos, reunidos num evento único

De 21 a 26 de fevereiro, Bragança vai reunir num evento único a mais genuína Gastronomia e o melhor do Património Cultural de Trás-os-Montes.

Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos, reunidos num evento único
Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos, reunidos num evento único - ®DR

 

A Praça Camões volta a ser o epicentro do certame que, este ano, além do espaço de venda de fumeiro, com especial destaque para Butelo e outros produtos regionais, vai ainda ter demonstrações gastronómicas, com a Chef Justa Nobre, o Chef Marco Gomes e o Chef António e os seus formandos do IEFP, e também um momento recreativo e de aprendizagem para os mais novos (público-alvo: famílias com crianças dos 3 aos 10 anos), com o “Butelo de Histórias” – Hora do Conto & Atividade Criativa e animação permanente.

A edição deste ano, conta ainda com uma Maratona BTT dedicada ao Butelo e à Casula a realizar-se no dia 23 de fevereiro, domingo. Esta é uma prova integrada no Open XCM da Associação de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, cujas inscrições decorrem até ao dia 19 de fevereiro em www.cronochip.pt.

A pensar nas famílias, o Município de Bragança preparou, também, uma “Tasquinha”, para degustação de fumeiro e outros produtos típicos, exposição de elementos escultóricos, executados por alunos das Escolas e IPSS’s de Bragança, entre muitas outras atividades que irão decorrer sexta-feira e sábado, das 10h00 às 20h00, e domingo, das 10h00 às 19h00.

No sentido de valorizar, sobretudo, a gastronomia típica e a economia local, o Município de Bragança promove, a par do certame, a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, que este ano conta com 33 restaurantes aderentes.

A par com o evento gastronómico, acontece em Bragança, o tradicional Carnaval dos Caretos, que reúne anualmente, em tempo de entrudo, centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarados da Península Ibérica.

Assim, dia 22 de fevereiro (sábado), depois de uma sessão de teatro ao vivo na Praça Camões, os verdadeiros Caretos, nascidos das entranhas do mundo rural, libertam-se do seu meio natural e tomam de assalto a cidade, trazendo consigo todo o património cultural e histórico.

Segue-se o tradicional desfile pelas ruas da zona histórica, que além das centenas de caretos e mascarados, provenientes de Portugal e Espanha, conta com a participação especial de alunos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e de utentes de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social.

No final do desfile, no Largo do Castelo, acontece a tradicional Queima do Diabo, uma figura com sete metros de altura que será simbolicamente colocada em chamas, num espetáculo cénico, com a presença dos Caretos. O grupo Sebastião Antunes & Quadrilha, vai animar o encerramento da “Queima do Diabo”.

O Carnaval dos Caretos termina, no dia 26 de fevereiro (quarta-feira), nas ruas do centro histórico, onde “o Diabo, a Morte e a Censura” saem à rua, recriando uma tradição secular da cidade de Bragança.