Velejador solitário à deriva no mar dos Açores auxiliado pela Marinha

A Marinha procedeu ao auxilio de um veleiro de bandeira holandesa, com um tripulante a bordo, que se encontrava à deriva a sudoeste da ilha do Faial, com problemas no motor e mastro danificado.

Velejador solitário Marinha
Velejador solitário à deriva no mar dos Açores auxiliado pela Marinha - ®DR

Segundo comunicado hoje emitido pela Marinha, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada e o navio patrulha oceânico Setúbal prestaram auxílio a um velejador solitário num veleiro de bandeira holandesa “BEAU4”, conduzindo-o para o Porto Comercial da ilha do Faial.​

​​A ação de apoio terminou este sábado com a chegada do veleiro em segurança ao Porto Comercial da ilha do Faial, sempre acompanhado pelo NRP Setúbal, mas teve início quinta-feira, dia 11 de junho, cerca das 20h00 (horas locais) quando chegou o alerta proveniente do Centro de Busca e Salvamento de Den Helder de que um veleiro de bandeira holandesa “BEAU4”, com um tripulante masculino de 53 anos, nacionalidade holandesa, se encontrava à deriva a cerca de 160 milhas náuticas (cerca de 260 km) a sudoeste da ilha do Faial, com problemas no motor e mastro danificado.

O NRP Setúbal foi empenhado de imediato para prestar apoio ao veleiro, nomeadamente, auxílio na reparação do motor e posteriormente, efetuar o acompanhamento da embarcação até à ilha do Faial. Após chegada do navio à área de operações, foi enviada uma equipa técnica a bordo do veleiro a fim de reparar a avaria na propulsão.

A avaria foi reparada na tarde do dia 12 de junho, tendo o veleiro iniciado trânsito para a ilha do Faial, com o devido acompanhamento por parte do NRP Setúbal.

Ontem, dia 13 de junho, pelas 21h30 (horas locais), o veleiro “BEAU4” atracou no Porto Comercial da ilha do Faial, chegando assim a um final feliz a situação vivida por este Velejador solitário graças à intervenção da Marinha.

NRP Setúbal
NRP Setúbal – ®DR

O NRP Setúbal é comandado pelo Capitão-de-fragata Rui Manuel Zambujo Madeira e dispõe de uma guarnição de 45 elementos.

 

Artigos relacionados:

Praticante de kitesurf salvo pela Marinha no mar do Algarve

Marinha resgata tripulante filipino com lesão ocular

Resgate de tripulantes de veleiro francês coordenado pela Marinha