Lenda do Beijo sem Fim inspira dia de festa na Aldeia Histórica de Sortelha

A Aldeia Histórica de Sortelha recebe, a 17 de outubro, a mítica lenda do Beijo sem Fim, integrada no Ciclo "12 em Rede | Aldeias em Festa" 2020

Lenda do Beijo sem Fim e Sortelha
Lenda do Beijo sem Fim inspira dia de festa na Aldeia Histórica de Sortelha - ®DR

Em Sortelha, a Lenda do Beijo sem Fim remonta ao tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros. Nesse tempo, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno.

A romântica Lenda do Beijo sem Fim inspira a festa do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2020, que chega à Aldeia Histórica de Sortelha, no próximo dia 17 de outubro. O beijo que dá mote à festa não poderá ser trocado este ano, devido à pandemia por COVID-19, mas nos olhos das gentes que vivem na Aldeia Histórica estará espelhado o seu afável “bem receber” e o seu amor a Sortelha.

Várias atividades, ao longo do dia, evocam a famosa lenda e recordam curiosidades e estórias sobre o povo e a Aldeia Histórica de Sortelha. Haverá, por exemplo, um workshop e passeio fotográfico, uma visita guiada, um concerto com as “Segue-me à Capela” e coro formado por elementos da comunidade, entre outros.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Sortelha é necessário contactar a Câmara Municipal do Sabugal, através do número 271 750 080,  através do e-mail [email protected] .

Para aproveitar em pleno esta oportunidade de conhecer a Aldeia Histórica de Sortelha, a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, promotora do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, em parceria com o associado The Travel Corner, propõem um programa turístico que inclui alojamento em quarto duplo com pequeno-almoço incluído e uma refeição, entrada exclusiva na festa do Ciclo “12 em Rede”, um passeio a cavalo na natureza, uma experiência de pesca e almoço, entre outros. O pacote pode ser consultado neste link:  
https://aldeiashistoricasdeportugal.com/pacote/experiencias-turisticas-sortelha/ e tem data de limite de reserva até 13 de outubro.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Sabugal, Junta de Freguesia de Sortelha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

 

aNOTÍCIA.pt