Crescimento das exportações dispara para os 95% na Região do Norte

As exportações da Região Norte disparam “em 95% entre abril e julho de 2020" tendo superado o crescimento da média nacional. Contudo, o número de desempregados aumentou 20%.

exportações da Região Norte
Crescimento das exportações dispara para os 95% na Região do Norte - ®DR

Após uma quebra significativa da economia regional durante o período de confinamento, são visíveis os primeiros sinais de retoma. As exportações da Região Norte dispararam em 95 por cento entre abril e julho de 2020, atingindo o valor de 2040 milhões de Euros e superando o crescimento da média nacional (em torno de 71 por cento). Sendo ainda que, em Portugal, o valor das exportações em julho era ainda inferior ao registado em janeiro, pelo que resulta que a resiliência do setor exportador da Região do Norte em contexto de crise foi superior à nacional. Os dados são destaque do relatório trimestral NORTE CONJUNTURA.

EXPORTAÇÕES DE BENS DA REGIÃO DO NORTE CRESCEM 95 POR CENTO ENTRE ABRIL E JULHO DE 2020 E ULTRAPASSAM O VALOR ANTERIOR AO DA CRISE PANDÉMICA  

Os indicadores do NORTE CONJUNTURA dão igualmente nota do aumento do salário médio líquido da Região e da sua tendência de convergência relativamente ao salário médio nacional. A diferença entre o salário nacional e o da Região foi de 43 Euros, a menor diferença desde que existem registos sobre remunerações por NUTS II.

Numa nota menos positiva, a publicação refere o aumento do número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego da Região do Norte, o qual cresceu 20 por cento relativamente ao período homólogo de 2019. Esta variação foi, ainda assim, inferior à observada à escala nacional (30,6%).

O NORTE CONJUNTURA, relatório trimestral que apresenta as tendências da evolução económica na Região, no curto prazo, está disponível on-line em www.ccdr-n.pt/norte-conjuntura.

 

aNOTÍCIA.pt