Naufrágio ao largo de Viana do Castelo causa uma vítima mortal

Uma vítima mortal e três velejadores salvos, todos de nacionalidade francesa, é o balanço de um Naufrágio, ontem, ao largo de Viana do Castelo

Naufrágio e largo de Viana do Castelo
Naufrágio ao largo de Viana do Castelo causa uma vítima mortal - ®DR

O alerta de naufrágio ao largo de Viana do Castelo foi recebido pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), cerca das 02h00 de ontem, através de uma transmissão de emergência acionada via satélite (COSPAS-Sarsat) a indicar a posição de um veleiro. De imediato para a posição do alerta, foram empenhados dois navios mercantes que se encontravam perto do local e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

Três tripulantes, do sexo masculino com 49, 62, e 67 anos de idade, foram localizados e recuperados por um dos navios mercantes. As buscas para localizar o quarto tripulante, de 63 anos de idade, iniciaram-se de imediato tendo estado empenhados, por mar, a fragata Álvares Cabral e os navios que navegavam junto ao local, e por ar, através da aeronave EADS C-295M da Força Aérea Portuguesa. Fruto das buscas desenvolvidas, o quarto naufrago foi localizado e recuperado já sem vida.

Os três sobreviventes resultantes do naufrágio ao largo de Viana do Castelo foram transportados para os Açores.

 

Sobre a eficácia dos Centros Nacionais de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo:

Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e o Sub Centro do Funchal (MRSC Funchal) concluíram o ano de 2018 com uma taxa de eficácia de 98,8%, correspondente a 320 pessoas salvas em 748 ações de busca e salvamento (SAR – Search and Rescue), contribuindo ativa e significativamente para a salvaguarda da vida humana no mar, nas áreas marítimas da responsabilidade de Portugal.

 

Artigo relacionado:

Resgate em alto mar nos Açores de cidadão de nacionalidade chinesa