Sommeliers Storytellers traz a debate os prémios e a sua importância para a profissão e para o setor

Os prémios e a sua importância para a profissão e para o setor é o tema de conversa do próximo Sommeliers Storytellers “powered by” TintoCão

Sommeliers Storytellers
Sommeliers Storytellers traz a debate os prémios e a sua importância para a profissão e para o setor - ®DR

Como os prémios valorizam a profissão? Que importância tem os prémios para o setor? é o tema de conversa do próximo Sommeliers Storytellers “powered by” TintoCão.

O setor tem sabido corresponder à procura, ajustar-se em função das exigências e das novas tendências assim como afirmar-se num mercado global que, a par das oportunidades, acarreta também muitos desafios.

Cada vez mais, estes prémios, representam uma parte importante daquilo que identifica o profissional, a equipa, o local de trabalho ou produto. Serão estas distinções momentâneas ou perduram no tempo?

Atendendo a uma cada vez maior especialização, os prémios são objeto de uma maior segmentação na sua atribuição quer do ponto de vista individual quer coletivo. Será producente?

E já agora, haverá prémios com mais peso ou de maior “importância” que outros?

Como os prémios podem valorizar a profissão e qual a sua importância para o setor? Para falar sobre este tema, André Figuinha e Rodolfo Tristão, convidam Marc Pinto e Adácio Ribeiro a participar na próxima edição de Sommeliers Storytellers “powered by” TintoCão.

O encontro para mais um emissão do Sommeliers Storytellers está marcado para as 21h00 do próximo dia 08 de fevereiro, e terá transmissão em direto nos canais oficiais do programa.

Links Evento:
Youtube Tintocão   Facebook Tintocão   Facebook anoticia   Youtube A Notícia

Sobre:

Marc Pinto

Sommelier do ano da Revista de Vinhos

Marc Pinto nasceu em França, e foi registado em Reims, uma das capitais francesas deste vinho. Mas a família acabaria por regressar a Portugal, Santa Maria da Feira, apenas uns meses depois e nada faria antever um futuro como escanção.

Já durante o curso de gestão hoteleira concorreu a um estágio do Ritz-Carlton em Barcelona. «A Enoteca tinha duas estrelas Michelin e mais de 600 referências de vinho». Entregou-se à profissão e, sem curso de escanção, acabou por absorver tudo o que lhe ensinavam.

 

Adácio Ribeiro

Sommelier premiado – Melhor serviço de Vinhos

São já 37 anos, toda uma vida ligada ao setor da gastronomia, das comidas, das bebidas e da hotelaria. Adácio Ribeiro, com larga experiência como escanção e sommelier e que trata as estrelas Michelin por tu, é o diretor de comidas e bebidas do Vila Foz Hotel & Spa. Um cargo, qual diplomata, que implica, mais do que tudo, gerir pessoas e expectativas: as pessoas da casa e as expectativas dos clientes que a casa atrai.

 

André Figuinha

SOMMELIER PROFISSIONAL

André Figuinha é sommelier profissional distinguido em 2019 como ‘Sommelier do Ano’ pela Mesa Marcada e também no mesmo ano pela revista Grandes Escolhas.

Nascido em Lisboa, Algés 1979, André Figuinha nem sempre sonhou em vir a ser sommelier. Com uma forte paixão ainda hoje pelo surf, era na eletrónica que via vir a ser a sua profissão. No final da década de 90, e após desistir de um curso superior de informática de gestão, e por obra do acaso, dedica-se à restauração. Nesta altura começa por ganhar um gosto imenso e uma vontade enorme de fazer mais e melhor na área e é aqui que encontra a sua verdadeira paixão de vida: vinho e hospitalidade!

Estudou várias línguas, fez o curso de sommelier no Estoril e alguns cursos especializados de vinhos entre outros.

Trabalhou nos cruzeiros na Pincess Cruises onde conheceu e teve a experiência de outra realidade fora de Portugal. Teve o seu próprio restaurante, passou por vários grupos de restauração e chefs de renome em Lisboa. Atualmente é Head Sommelier no grupo Altis Hotels no restaurante Feitoria com uma estrela Michellin.

Cheio de ideias e ambição, contando já com mais de 20 anos de profissão e ainda com a noção de ter um longo caminho pela frente, abraça vários projetos. Dá formação de vinhos, consultoria, lidera provas comentadas de vinhos e faz treino de equipas de sala.

Disciplinado e determinado gosta de partilhar as suas experiências com os amantes do vinho de forma simples e descontraída. Encontrar o equilíbrio entre o vinho, a história e a emoção são as combinações diárias perfeitas para o desafio.

 

Rodolfo Tristão

SOMMELIER E CONSULTOR DE VINHOS

Rodolfo Tristão, sommelier e consultor de vinhos, com uma carreira superior a 20 anos no mundo dos vinhos, tanto em Portugal como a nível internacional, notabilizou-se não só pelos prémios e distinções, entre os quais Sommelier do Ano 2016 pela Revista de Vinhos e Premio Arte da Sala da Academia da Gastronomia Portuguesa.

Tem acumulado ao longo da sua brilhante vida profissional, mas também na restauração, enquanto diretor de vinhos do GRUPO AVILEZ, onde permaneceu vários anos, com destaque para o BELCANTO, um dos melhores restaurantes do mundo.

Tirou o curso profissional de Restaurante/bar pela Escola Hotelaria e Turismo do Estoril, curso de sommelier. Licenciado em Produção Alimentar em Restauração pela ESHTE.

Tem ainda uma pós Graduação em Higiene e Segurança Alimentar pela ESHTE.

Especialista pela ESHTE em Hotelaria e Restauração.

É docente na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), onde atualmente dá aulas de Enogastronomia e autor de dois livros, “Á Descoberta do Vinho”, 2010 e o último deles “Saber Beber Vinho”, lançado em 2019.

Pertence ao grupo de formadores do Curso de Escanções na Escola Hotelaria e Turismo do Estoril.

Foi durante alguns anos com muito orgulho Presidente dos Escanções de Portugal

Iniciou, entretanto, uma parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRTejo) até porque, além de conceituado sommelier, é natural do Cartaxo e grande defensor do potencial dos vinhos da região. A sua atividade passa também pela consultoria especializada, na área dos vinhos e da vinha, criando projetos personalizados, especialmente desenhados à medida, onde se destaca a formação e elaboração de carta de vinhos.

Parceiro na empresa Martins Wine Advisor, considerada em Uk a melhor ao nível de Serviço de vinhos 2019 ( www.martinswineadvisor.com).

Faz parte do Painel de Provas da Revista de Vinhos.

Responsável, chefe da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola dos Açores.

 

Artigo relacionado com Sommeliers Storytellers “powered by” TintoCão:

André Figuinha e Rodolfo Tristão regressam para a segunda edição de Storytellers “powered by” Tinto Cão