Mais uma semana de “Conversas Com Serralves”

Conversas Com Serralves
Mais uma semana de “Conversas Com Serralves” - ®DR

Serralves continua a promover “Conversas Com Serralves”, o programa de conversas transversal a todas as suas áreas de atuação – as artes plásticas, a arquitetura, o cinema, as artes performativas, o ambiente, a ciência, a paisagem e a reflexão sobre diferentes temas críticos para a sociedade e o seu futuro.

Esta semana, dia 8 “Conversas Com Serralves”, tem início com Álvaro Siza e António Preto a conversar sobre “Um Olhar sobre a Arquitetura da Casa do Cinema Manoel de Oliveira”.

“Cultura e Desenvolvimento Territorial” é o tema de terça feira, com Jorge Barreto Xavier, Carlos Martins e Manuel Gama. E na quarta-feira, Pedro Mexia e António Preto conversarão “A propósito da Produção Fotográfica de Manoel de Oliveira”.

Quinta-feira, caberá a Vitor Vasconcelos e Arminda Deusdado falarem, sobre “As Alterações Climáticas e os Oceanos” e na sexta-feira “Conversas Com Serralves” (#conversascomserralves) encerrará com a “Palavra de Artista” de Sónia Baptista, acompanhada por Cristina Grande.

As sessões decorrem online, de segunda a sexta feira, sempre às 18H00, com participação gratuita e inscrição obrigatória.

 

 #CONVERSASCOMSERRALVES, Programa:

08 de fevereiro

Um olhar sobre a arquitetura da casa do cinema Manoel de Oliveira

Na segunda-feira, dia 08 de fevereiro, às 18H00, Serralves apresenta a conversa online “Um Olhar sobre a Arquitetura da Casa do Cinema Manoel de Oliveira” com o arquiteto Álvaro Siza, autor do projeto da Casa do Cinema em Serralves, e António Preto, seu diretor.

O projeto da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, desenhado por Álvaro Siza, foi publicamente apresentado em 2013 na presença do arquiteto e do cineasta, que participou ativamente na discussão dos contornos gerais do edifício. Inaugurada em 2019, a Casa do Cinema viria finalmente responder a um desejo antigo de Manoel de Oliveira, que pretendia colocar o seu acervo cinematográfico ao serviço da cidade e do público, bem como reforçar a atuação de Serralves no domínio do cinema e das imagens em movimento.

O edifício é constituído por dois corpos – um deles, resulta da recuperação da antiga garagem do Conde de Vizela; o outro, é uma construção nova, com volume e alinhamento no prolongamento da anterior –, dialogando de forma harmoniosa e coerente com todo o património natural e edificado de Serralves.

09 de fevereiro

Cultura e desenvolvimento territorial

Na terça feira, 9 de fevereiro, às 18H00, decorrerá a sessão “Cultura e Desenvolvimento Territorial”, que terá como oradores Jorge Barreto Xavier, diretor municipal da Direção Municipal de Educação, Desenvolvimento Social e Cultura na Câmara Municipal de Oeiras e Carlos Martins, consultor na área do planeamento cultural e territorial, e moderação de Manuel Gama, investigador e coordenador do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura.

A cultura é algo de intrínseco aos povos, às nações, às localidades. Vale per se e interrelaciona-se com outras realidades como a educação, a intervenção social, a economia ou o urbanismo. Os intervenientes nesta conversa têm uma ampla experiência sobre estas temáticas, designadamente, do impacto da cultura no desenvolvimento dos territórios e na valorização dos cidadãos.

10 de fevereiro

A propósito da produção fotográfica de Manoel de Oliveira

Na quarta feira, dia 10 de fevereiro, às 18H00, terá lugar a conversa “A propósito da Produção Fotográfica de Manoel de Oliveira” com Pedro Mexia, escritor e crítico literário, e António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

Se a passagem de Manoel de Oliveira pela fotografia foi uma etapa determinante do seu percurso como cineasta, as mais de cem imagens que se apresentam na exposição “Manoel de Oliveira Fotógrafo” são, também, uma das grandes surpresas que o arquivo pessoal do realizador reservava. Nesta conversa com Pedro Mexia, a exposição “Manoel de Oliveira Fotógrafo” servirá de mapa a uma deambulação entre fotografias e filmes, através de imagens e narrativas, ou por entre espectros, obsessões e reflexos fugazes que tomam forma na obra do realizador.

11 de fevereiro

As alterações climáticas e os oceanos

Na quinta-feira, dia 11 de fevereiro, às 18H00, a sessão “As Alterações Climáticas e os Oceanos”, terá como orador Vitor Vasconcelos, Biólogo, Professor Catedrático e Presidente da Direção do CIIMAR, e como moderadora Arminda Deusdado, jornalista, produtora e realizadora.

O crescimento excessivo da população humana, com os consequentes excessos de consumo de energia, alterações dos usos da terra e a poluição são as forças matrizes das alterações globais. Os impactes do aumento da temperatura e do excesso de CO2 refletem-se de forma expressiva nos oceanos. Nesta conversa será feita uma reflexão sobre os principais impactos das alterações climáticas na biodiversidade dos oceanos e na sua saúde.

12 de fevereiro

Palavra de artista – Sónia Baptista

Na sexta feira, dia 12 de fevereiro, às 18H00, a conversa “Palavra de Artista” será entre a artista Sónia Baptista e Cristina Grande, curadora do programa de Artes Performativas do Museu de Serralves.

Nesta conversa, teremos a oportunidade de conhecer o percurso artístico singular de Sónia Baptista que se cruza com a história das Artes Performativas do Museu de Serralves, revisitando-o através da sua biografia e das peças performativas e publicações mais recentes. Será abordado ainda o processo criativo e as referências artísticas e literárias convocados na preparação da sua nova peça, numa aproximação à obra visual e aos temas centrais do universo de Louise Bourgeois.

Sónia Baptista coreógrafa, performer e escritora foi convidada para apresentar uma peça inédita que irá integrar a programação de Artes Performativas de Serralves, coincidente com a exposição “Deslaçar um Tormento”, da artista Louise Bourgeois, patente no Museu de Serralves.

 

aNOTÍCIA.pt