Reguengos de Monsaraz integra projeto europeu que vai criar obras de arte sobre o Lago Alqueva

Reguengos de Monsaraz vai desenvolver a iniciativa ARCHI’Nature que irá, durante dois anos, criar obras de arte sobre o Lago Alqueva.

Reguengos de Monsaraz obras de arte Alqueva
Reguengos de Monsaraz integra projeto europeu que vai criar obras de arte sobre o Lago Alqueva - ®DR

Em Reguengos de Monsaraz, durante dois anos, de março de 2021 a fevereiro de 2023, vão ser criadas obras de arte sobre o Lago Alqueva, promovendo uma dinâmica cultural que vai envolver a comunidade escolar e os cidadãos.

O Município de Reguengos de Monsaraz vai desenvolver a iniciativa ARCHI’Nature, integrada no projeto Erasmus +, da Comissão Europeia. Esta iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento conjunto de trabalhos artísticos e instalações temporárias, através de uma aproximação participativa que inclua a valorização da riqueza ambiental. Para além do Lago Alqueva, integram este projeto os lagos Iseo (Itália), Annecy (França), Kerkini (Grécia) e Aiguebelette (França), local onde no ano passado decorreu a primeira iniciativa nesta área e que convidou artistas, arquitetos e designers para melhorarem sítios naturais e espaços urbanos.

ARCHI’Nature pretende aliar a criatividade ao ambiente e ao bem-estar, com o urbanismo e a arte a beneficiarem o relacionamento do homem com o seu ambiente. A Iniciativa quer também fortalecer a inclusão social através das artes, promovendo uma participação inovadora e um diálogo intercultural ligando os intervenientes na área da educação com os do setor cultural e criativo.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “o projeto visa fortalecer a cooperação intersectorial com ênfase na criatividade, cidadania europeia e consciência cultural de todos os cidadãos. Pretende também fortalecer o sector social através das artes, promovendo a inovação participativa e procurando estabelecer diálogos interculturais”.

Se as deslocações ao Alentejo são sempre prazerosas, esta iniciativa recomenda uma escapadinha (pós confinamento) até Reguengos de Monsaraz para que sejam apreciadas as obras de arte no Alqueva.

aNOTÍCIA.pt