“Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal” em debate nas “Conversas com Serralves”

Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, será o convidado da próxima #conversascomserralves, que terá lugar quarta-feira, dia 3 de março, às 19 horas.

Conversas com Serralves
“Plano de Recuperação e Resiliência - Recuperar Portugal” em debate nas "Conversas com Serralves" - ®DR

“Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal, construindo o futuro?”, será o tema da próxima “Conversas com Serralves” (#conversascomserralves), conduzida pelo jornalista João Fernando Ramos e que contará com as presenças de Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e o empresário Carlos Moreira da Silva e o professor universitário Alberto Castro.

Esta conversa online permitirá adivinhar o peso e os caminhos que este documento estruturante terá no nosso futuro, agora que está encerrado o período de discussão pública sobre o Plano de Recuperação e Resiliência que o governo português apresentará à Comissão Europeia.

Mais do que responder à crise sanitária que nos assolou, este plano pretende ser um roteiro para cumprir as metas que marcarão a década que agora iniciámos. É este o modelo transformador que precisamos? E que ambicionamos? Muitas serão as questões e esperam-se respostas urgentes.

Para as “Conversas com Serralves” o acesso é gratuito, embora com  inscrição obrigatória. O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições.

Notas biográficas dos intervenientes nas “Conversas com Serralves”:

Pedro Siza Vieira é Ministro Adjunto e da Economia no XXI Governo Constitucional desde 2018. É Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Como advogado, foi sócio da Morais Leitão, J. Galvão Teles e Associados, Sociedade de Advogados e, de 2002 a 2017, sócio da Linklaters LLP, sendo Managing Partner do escritório de Lisboa desta sociedade, entre 2006 e 2016. Foi membro da Direção da Associação das Sociedades de Advogados de Portugal e Presidente da Associação Portuguesa de Arbitragem. Foi membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e vogal da Comissão Executiva da Estrutura de Missão para a Capitalização de Empresas. Na sua atividade académica, foi monitor na Faculdade de Direito de Lisboa e Assistente na Universidade Autónoma de Lisboa e ainda, Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Nova de Lisboa.

Carlos Moreira da Silva foi até, 2019, Presidente da BA GLASS, empresa em que liderou o managemenet buy out em 2004; é membro dos Conselhos de Administração da Efanor e da Sonae SGPS, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Sonae Indústria SGPS e membro do Conselho de Administração da Fundação de Serralves. Licenciou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Porto e doutorou-se em Industrial Management pela Universidade de Warwick. Foi administrador executivo da EDP e integrou o Conselho de Administração da Sonae e, mais tarde, assumiu a presidência da Sonae Indústria. Foi CEO da Sonae Indústria, Presidente da La Seda de Barcelona e membro do Conselho de Administração do Banco BPI. Começou a sua vida profissional na Universidade do Porto onde, em 1973 for admitido como monitor, tendo chegado a Professor Auxiliar, função que abandonou em

1986 para se dedicar a um percurso executivo.

Alberto Castro é Professor Catedrático Convidado na Faculdade de Economia e Gestão da UCP, da qual foi o primeiro Diretor e onde dirige o Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada. É Presidente do Conselho de Administração da Altri, S.A., Administrador não executivo da Mystic Invest, S.A. e preside ao Conselho Fiscal do Super Bock Group. Foi membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP entre 2006 e 2015 e Presidente do Conselho de Administração da Instituição Financeira de Desenvolvimento. É Presidente dos Conselhos Fiscais da AEP, Fundação AEP e da Orquestra de Jazz de Matosinhos, Vice-Presidente da Direcção da Associação para o Museus dos Transportes e Comunicações (Alfândega Porto), Provedor do Cliente do Porto de Leixões. Escreve quinzenalmente no suplemento económico Dinheiro Vivo.     

aNOTÍCIA.pt

 

 

Artigo editado: alteração de data de 02 para 03 de março, por motivos de última hora