Benfica venceu a Juventus e assegurou a presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões

O Benfica venceu esta terça-feira a Juventus, por 4-3 em jogo da quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, assegurando já a passagem aos "oitavos".

Benfica venceu a Juventus
Benfica venceu a Juventus e assegurou a presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões - ©Joaquim Machado

O SL Benfica venceu na Luz, a Juventus por 4-3 e assegurou a presença nos oitavos de final da Liga de Campeões, num grande jogo para mais tarde recordar. A festa fez-se com os golos de Antonio Silva (17’), João Mário (Penálti) e de Rafa Silva (35 e 50’)

Começou o jogo na Luz com o Benfica a pressionar e a chegar com alguma facilidade a zonas de finalização.

Logo aos 10’ Rafa serve Aursnes de calcanhar, que devolve também de calcanhar. Rafa tenta a trivela, que sai mal e a bola acaba na Juventus. Sete minutos depois, António Silva faz o primeiro golo da partida e o primeiro na equipa principal das águias. O jovem deu o melhor seguimento a um cruzamento de Enzo. A bola ainda desviou em Gatti e parou no fundo da baliza de Juventus.

A Juventus não se deixou abater e aos 21’ Vlahovic colocou a bola no fundo da baliza de Vlachodimos, na sequência de um canto, mas foi assinalado fora-de-jogo. O VAR foi chamado a decidir e validou o golo. Empate na Luz a uma bola.

Aos 26’ Juan Cuadrado, num lance dividido com Aursnes, tocou com a mão na bola e foi assinalada grande penalidade. João Mário, chamado a marcar transforma o penalty, no segundo golo das águias.

Em cima da meia hora, oportunidade falhada por Dusan Vlahovic, que atirou para fora, de frente para a baliza e quase sem oposição. Quem não falhou, foi Rafa, que depois de ter iniciado a jogada, servido por João Mário, concluiu a jogada de calcanhar. Um grande golo, o terceiro do Benfica, que fez explodir as bancadas da Luz.

Dois minutos depois, Kean ameaçou a baliza encarnada, mas depois de se antecipar a António Silva, apostou no remate de calcanhar e a bola saiu por cima.

Ao intervalo o Benfica vencia a Juventus por 3-1, um resultado justo atendendo que o nos primeiros 45 minutos, o Benfica foi quase sempre superior.

O jogo recomeça como terminou. Aos 50’ Rafa na cara de Szczesny picou a bola por cima do guarda-redes da Juventus num toque de classe. Mérito na assistência de Grimaldo, num passe em profundidade. Estava feito o quarto golo das águias.

O Benfica mantinha o pé no acelerador e fica novamente perto do golo. Bah cruza na direita, Gonçalo Ramos faz um remate com o pé esquerdo no coração da área, mas o guarda-redes defende e a bola bate na cabeça de Aursnes.

Mas o Juventus não desistia e em dois minutos marcaram dois golos. Aos 77’ Arkadiusz Milik rematou com o pé esquerdo na área ao lado inferior direito da baliza. Assistência de Samuel Iling-Junior com um cruzamento para a área. Dois minutos depois Weston McKennie rematou com o pé esquerdo em frente à baliza ao lado inferior direito da baliza.

O Benfica perdia a vantagem conseguida e aos 88’, a Juventus ainda teve uma oportunidade falhada por Matìas Soulé.

O Benfica venceu a Juventus e garantiu a presença nos oitavos-de-final, num grande jogo de futebol. A equipa da casa, depois de ter chegado ao intervalo a vencer, por 3-1, dilatou ainda a vantagem até aos 4-1, mas dois golos da Juventus em dois minutos, provocaram a incerteza no resultado. Contudo nenhuma equipa desistiu e tanto o Benfica como a Juventus continuaram a criar várias oportunidades.

aNOTÍCIA.pt