Volvo de parabéns ao assinalar o seu 96º aniversário

A Volvo comemora hoje o seu 96º aniversário. Foi no dia 14 de abril 1927 que o primeiro Volvo saiu para a estrada

Volvo aniversário
Volvo de parabéns ao assinalar o seu 96º aniversário - ®DR

A Volvo assinala hoje o seu 96º aniversário.

14 de abril 1927

Foi precisamente neste dia que o primeiro Volvo ÖV4 (carinhosamente apelidado de “Jakob”) saiu da fábrica em Lundby, na Suécia. A Volvo iniciava assim a sua diferenciadora viagem em prol da segurança das pessoas uma vez que o sonho dos seus fundadores ambicionava a que os automóveis não fossem mais um sinónimo de acidentes e fatalidades, mas sim de liberdade e alegria.

É assim a este dia que se associa o aniversário da marca.

O dia em que o primeiro Volvo saiu para a estrada.

Pelas 10 horas da manhã desse dia, Hilmer Johansson, sales manager da empresa, conduziu para a rua o Volvo ÖV4 que ficaria conhecido como “Jakob”, um descapotável azul-escuro com motor de 4 cilindros. A carroçaria era construída sobre um quadro de madeira de faia e freixo, coberta com folha metálica e estava disponível nesta única combinação de cores, azul-escuro com guarda-lamas pretos.

O Volvo ÖV4 teria uma produção de 275 entre 1927-1929

O SONHO DE DOIS HOMENS – ASSAR GABRIELSON & GUSTAV LARSON

“Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.”

Com esta frase, Assar Gabrielsson & Gustav Larson, fundadores da Volvo, deram o mote para a criação de um conceito único na indústria.

Tradicionalmente associada à inovação no capítulo de segurança, a marca sueca surgiu como resposta a um vazio de mercado. A inexistência de um automóvel suficientemente robusto e preparado para o clima inóspito e os rigorosos invernos da Escandinávia. A elevada sinistralidade nas estradas suecas nos anos 20 preocupava Assar e Gustav, o automóvel deveria ser sinonimo de alegria, progresso e liberdade, nunca de sofrimento e morte.

Ao longo destes 96 anos, o posicionamento e os valores da Marca nunca mudaram. O foco nas pessoas, na segurança, na vida, no respeito. A Volvo é mundialmente líder no capítulo da segurança. A forma mais fácil de perceber todas as inovações introduzidas pela marca sueca é pensar em tudo o que cada automóvel detém em termos de segurança, do cinto de três pontos, à terceira luz de travagem, passando pelos airbags, deteção de peões, automóveis, ciclistas ou animais com travagem automática, e dezenas de outros gadgets de segurança, tudo inovação Volvo, inovação sem patente, porque para a Volvo a segurança e a vida não têm preço e o objetivo é que todos possam beneficiar, independentemente da marca que conduzam, por isso se diz que “há um pouco da Volvo em cada automóvel”.

Em 2021, a Volvo anunciou a elevação da sustentabilidade ao nível do seu compromisso histórico para com a segurança. A empresa está comprometida com a redução contínua da sua pegada ecológica e pretende ser uma empresa de impacto ambiental neutro até 2040.

Parabéns à Volvo neste seu 96º aniversário!

aNOTÍCIA.pt