Marvão inaugura Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia

O Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia será inaugurado no próximo sábado, dia 22 de abril, no Castelo de Marvão

Fortalezas Abaluartadas da Raia
Marvão inaugura Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia - ®DR

O Município de Marvão inaugura, no próximo sábado, dia 22 de abril, pelas 11h30, o Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia, um espaço museológico criado no âmbito do projeto “Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia”, a par com os Municípios de Almeida, Elvas e Valença. Este é o segundo de um conjunto de quatro centros de interpretação das fortalezas abaluartadas da raia Portugal-Espanha a ser inaugurado.

A cerimónia, que contará com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, resulta de uma parceria entre os quatro municípios para criar um produto de turismo cultural de âmbito nacional associado a uma candidatura a Património da Humanidade da UNESCO, já em andamento.

O Castelo de Marvão vai então passar a dispor de um centro de interpretação sobre a história e riqueza dos 1319 quilómetros da fronteira luso-espanhola e também dos seus conjuntos de fortificações, distribuídos por Portugal e Espanha. O espaço museológico conta com uma componente altamente interativa e multimédia, através de painéis, mapas e ecrãs táteis.

O Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia estará aberto ao público, a partir do dia 22 de abril, com um horário de funcionamento similar ao do Castelo, onde está localizado este núcleo museológico.

A raia luso-espanhola é a faixa da fronteira mais antiga e estável do mundo, com cerca de 1319 quilómetros, e uma das mais fortificadas da Europa, com particularidades históricas e culturais únicas. O sistema de defesa criado durante a guerra que opôs Portugal a Espanha (1640-1668) integra cerca de uma centena de fortificações do lado português.

aNOTÍCIA.pt