Estrelas brilharam na despedida do verão na Aldeia do Xisto de Fajão

Foi com uma fascinante viagem pelo céu, guiada pelo astrónomo José Matos, que a Aldeia do Xisto de Fajão, se despediu do verão.

Aldeia do Xisto de Fajão
Estrelas brilharam na despedida do verão na Aldeia do Xisto de Fajão - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

“Nos céus da Aldeia do Xisto de Fajão, a experiência multissensorial, denominada “Astronomia no Equinócio”, foi a última do “Verão à Luz das Estrelas”, um programa desenhado pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra para fomentar a descoberta e despertar a curiosidade, o imaginário e até o conhecimento em relação aos fenómenos astronómicos.

Tudo isto a partir de um dos melhores sítios do mundo para a observação do céu noturno, considerado o epicentro da certificação internacional do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight.

O calendário de iniciativas do Verão à Luz das Estrelas contemplou sessões acompanhadas como workshops, divulgações de ciência, canoagem noturna, entre outras, mas também incitou à imersão autónoma naquele que já é um dos principais ativos turísticos do território.

Guiados pelo astrónomo José Matos, um grupo de pessoas de várias gerações, mas todos eles com vontade de ver “as estrelas” partiram da Aldeia do Xisto de Fajão, e rumaram ao cimo da Serra do Açor, observatório natural, único no mundo, para ver estrelas, constelações, planetas e toda a galáxia.

Graças aos baixos índices de poluição atmosférica e à baixa luz artificial que envolve a paisagem, o concelho é um destino certificado pelo Starlight Tourism Destination e pela Fundação Starlight do Instituto de Astrofísica das Canárias.

Aqui, e com recurso a um telescópio, os participantes nesta aventura noturna, puderam observar Saturno, os seus anéis e a sua lua Titan, Neptuno, a Lua, várias constelações e até a Via Láctea, e ouvir as explicações de José Matos, que sabe muito bem prender a atenção dos seus ouvintes.

Sobre a Aldeia do Xisto do Fajão

A Aldeia do Xisto do Fajão é uma antiga vila, encaixada numa pitoresca concha da Serra do Açor, alcandorada sobre o rio Ceira, perto da sua nascente, entre altos e gigantescos penedos de quartzito, cuja configuração faz lembrar antigos castelos naturais. Para além de se poder observar o universo  a olho nu, descansar debaixo das estrelas, pode-se ainda praticar alpinismo e escalar os penedos que rodeiam a aldeia.

Caso prefira explorar a região a pé, pode fazê-lo através de vários percursos pedestres, mas 2 deles merecem especial destaque: o “PR1 PPS – Subida aos Penedos” e o “PR2 PPS Voltinhas do Ceira”. Ambos são circulares e de dificuldade fácil, com 4.1 e 6.5 quilómetros, respetivamente. O segundo possibilita a visita a um dos locais mais famosos das redondezas: os Penedos de Fajão.

A relação com a natureza, com a terra, e com as pessoas tem sido a bússola que norteia uma atuação que procura revitalizar o território a partir da sua singularidade cultural.

aNOTÍCIA.pt