
A Volvo Cars e a Polestar anunciaram um acordo de colaboração para desenvolver e produzir um novo SUV elétrico compacto, o Polestar 7, cuja chegada ao mercado está prevista para 2028.
O modelo será fabricado na nova unidade da Volvo Cars em Košice, na Eslováquia, que ainda está em construção. Este será o segundo veículo a sair desta fábrica, sucedendo a um modelo de nova geração da Volvo ainda por anunciar.
Totalmente elétrico e com posicionamento premium, o Polestar 7 vai combinar design arrojado e alto desempenho, marcas da identidade da Polestar. O novo SUV será baseado numa plataforma tecnológica partilhada com futuros modelos da Volvo, incluindo o EX60, e beneficiará da integração de tecnologias avançadas como o megacasting, a união célula-carroçaria de nova geração, baterias de alto desempenho e os novos motores elétricos desenvolvidos internamente pela Volvo.
Esta estratégia de partilha tecnológica entre as marcas do grupo permitirá ganhos de escala, maior eficiência e redução de custos. O modelo também contará com atualizações remotas (over-the-air), graças ao ecossistema de software partilhado com outros veículos como o Volvo EX90, ES90, EX60 e o Polestar 3.
“A nossa colaboração com a Polestar reforça como estamos a aproveitar sinergias para criar modelos excecionais para diferentes perfis de clientes”, destacou Håkan Samuelsson, Presidente e CEO da Volvo Cars.
A fábrica de Košice será a terceira da Volvo Cars na Europa, juntando-se às unidades de Ghent (Bélgica) e Torslanda (Suécia), formando um triângulo de produção que cobre a principal região de vendas da marca. A nova instalação representa um investimento de cerca de 1,2 mil milhões de euros, terá capacidade para produzir até 250 mil veículos por ano e deverá criar milhares de empregos na região.
Além disso, a unidade foi concebida para ser neutra em emissões de carbono e dedicada exclusivamente à produção de veículos elétricos, em linha com o objetivo da Volvo de se tornar uma marca 100% elétrica e ambientalmente neutra até 2040.
O acordo entre Volvo e Polestar está formalizado através de um Memorando de Entendimento (MoU) não vinculativo, que expressa a intenção de ambas as empresas em avançar com a colaboração, estando ainda sujeito à negociação e assinatura de contratos definitivos.