Com 10 mil m2 de área total, oito mil dos quais totalmente cobertos, a megaestrutura a instalar no Parque da Cidade do Porto é composta por seis módulos distintos. Para se perceber a ordem de grandeza em causa, deve referir-se que as três áreas de passerelle previstas têm 1.000 m2 cada uma, onde cabem confortavelmente cerca de 1.000 espectadores por desfile.
Nesta edição, o Portugal Fashion segue a lógica organizativa das grandes semanas de moda internacionais, como Londres, Nova Iorque e Paris, privilegiando a realização dos desfiles em grandes estruturas amovíveis instaladas em locais nevrálgicos das cidades. Isto com o objetivo de aproveitar as potencialidades do Parque da Cidade do Porto, um espaço com amplitude, comodidade e bons acessos. Também uma boa solução em termos de conforto e funcionalidade, quer para os protagonistas dos desfiles, quer para os convidados. Na verdade, e dado o gosto em inovar na seleção dos locais de realização dos desfiles, o Portugal Fashion irá construir uma verdadeira cidade da moda que reforçará paralelamente a capacidade promocional, a linguagem estética e a mundividência autoral de criadores e marcas. Assim acontece também em Lisboa, com a escolha a recair sobre o novo Terminal de Cruzeiros.
All aboard no terminal de cruzeiros
É no edifício desenhado pelo arquiteto Carrilho da Graça que se vai iniciar o 42.º Portugal Fashion, no dia 17 de março, às 14:41. Sim, é mesmo este o horário ou não fossem os Storytailors os primeiros a entrar em cena no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, em Santa Apolónia. Como vem sendo hábito, a dupla João Branco e Luís Sanchez promete não um tradicional desfile em passerelle, mas uma fashion show performance. A seguir, o evento entra em velocidade de cruzeiro com uma série de nomes grandes da moda portuguesa, a saber: Alexandra Moura, Susana Bettencourt, Pedro Pedro, Alves/Gonçalves, Carlos Gil e TM Collection by Teresa Martins.
Do encanto do Tejo, o Portugal Fashion ruma ao bucolismo do Parque da Cidade do Porto, com os seus 83 hectares de área verde espraiando-se até ao Oceano Atlântico. O dia 22 é, quase na totalidade, dedicado a jovens criadores do projeto Bloom, com a qual o Portugal Fashion descobre, promove e apoia novos talentos da moda nacional. De resto, a passerelle abre nesse dia, logo às 15h00, com a apresentação dos coordenados dos oito finalistas do Concurso Bloom. O vencedor do certame será conhecido no final do desfile.
Ainda no âmbito do projeto Bloom, vão desfilar, durante toda a tarde e início da noite, seis jovens criadores e uma marca. Em paralelo aos desfiles, acontece o Bloom Intershow Music, um espetáculo de DJing a cargo de DJ Kitten e dos White Haus em live act. O primeiro dia de desfiles no Porto termina em beleza, com as novas coleções para a estação fria de Anabela Baldaque, Estelita Mendonça e Júlio Torcato. Dois nomes consagrados e um talento emergente para ver a partir das 21h00, no Parque da Cidade do Porto.
Nos dias 23 e 24 de março, ao longo da tarde e à noite, desenrola-se boa parte do programa de desfiles do 42.º Portugal Fashion Outono-Inverno 2018/19. Há, então, a oportunidade de apreciar as coleções invernosas dos consagrados Diogo Miranda, Luís Buchinho, Luís Onofre, Micaela Oliveira, Miguel Vieira, Nuno Baltazar e Katty Xiomara. Destaque ainda, na moda de autor, para as presenças de criadores tão promissores como Carla Pontes, Hugo Costa, Inês Torcato e David Catalán – os dois últimos fazem, nesta edição do evento, a passagem do projeto Bloom para a passerelle principal, depois da recente participação no calendário da Altaroma, em Roma, com o apoio do Portugal Fashion.
Propostas comerciais em passerelle e showroom
Sem descurar a vertente comercial, que está na matriz do evento, o 42.º Portugal Fashion vai dar a conhecer as propostas de pronto-a-vestir e calçado de grandes marcas nacionais. De vestuário, estão previstos os desfiles de Ana Sousa, Concreto, Dielmar, Lion of Porches, Meam e Pé de Chumbo. Como habitualmente, o programa do evento contempla também um desfile dedicado ao calçado, no qual vão ser reveladas as novas coleções de Ambitious, Fly London, J. Reinaldo, Nobrand, Rufel e The Baron’s Cage.
Resta dizer que o Portugal Fashion – um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal – é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização – Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.