Jornadas Arqueológicas da Costa Sudoeste em Santiago do Cacém

Santiago do Cacém acolhe dis 26 e 27 de outubro, as Jornadas Arqueológicas da Costa Sudoeste numa organização do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMDS), do Fórum Intermuseus do Distrito de Setúbal (FIDS) e Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Os bons resultados obtidos nas Jornadas Arqueológicas da Península de Setúbal incentivaram o MAEDS e o FIDS a estender a iniciativa à Costa Sudoeste.

Jornadas Arqueológicas da Costa Sudoeste
Jornadas Arqueológicas da Costa Sudoeste em Santiago do Cacém - ®DR

 

Os organizadores consideram ser importante apresentar e debater, com a Comunidade Educativa Regional (professores, pais e alunos), o Património Arqueológico defendendo que este pode contribuir, enquanto instrumento pedagógico, para um ensino mais experimentale mais ancorado territorial e socialmente, de forma a cativar a população escolar dos diferentes graus de ensino.

As Jornadas pretendem também ser um espaço e um tempo de convívio e aprendizagem entre todos os que têm responsabilidades nas áreas da Educação e do Património. Espera ainda ser um momento de descoberta das raízes e identidade cultural, ou simplesmente parafruir o rico património regional. A iniciativa pretende igualmente celebrar o Ano Europeu do Património Cultural.

Do programa das Jornadas faz parte um conjunto de conferências que traçam o percurso da aventura humana no Alentejo Litoral desde a Pré-história até à Época Romana, sexta-feira dia 26 de outubro. Fora de portas, realiza-se uma visita guiada, sábado dia 27 de outubro, de autocarro, a sítios arqueológicos da Pré-história e da Época Romana dos Concelhos de Santiago do Cacém e de Grândola. O evento integra uma exposição sobre as edições, produtos e oferta cultural dos Museus da Região.

As Jornadas contam também com a colaboração das Câmaras Municipais de Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Montijo, Seixal e Palmela. A iniciativa é coordenada por Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva (MAEDS), Célia Soares, Fernanda do Vale e José Matias (Museu Municipal de Santiago do Cacém).

A entrada e participação são acessíveis a todos os interessados mediante inscrição gratuita no site do evento até ao dia 30 de setembro.