Dia Nacional do Mar – Surfrider protege e dá voz aos oceanos

A Surfrider Foundation Europe, organização mundial sem fins lucrativos dedicada à proteção e valorização de lagos, rios, oceanos, ondas e do litoral assinala o Dia Nacional do Mar deste 16 de Novembro, com a consulta pública intitulada 'Voice for the Ocean'. Esta ação levanta questões relacionadas com o mar identificadas como prioritárias para a agenda política dos futuros deputados europeus que serão eleitos nas próximas eleições parlamentares de 2019. Responder ao questionário online requer apenas cerca de dez minutos, e está aberto a qualquer cidadão maior de 18 anos.

Dia Nacional do Mar
Surfrider protege e dá voz aos oceanos - ®DR

 

No dia Nacional do Mar, a Surfrider convida os cidadãos a conhecer as suas prioridades para a proteção do mar, através deste questionário online. No final desta consulta pública, serão apresentadas propostas concretas relativas a esta problemática, aos futuros deputados europeus. O objetivo é que estes se comprometam a integrá-las nos seus programas.

Recentemente, a ONG esteve no Porto, nos dias 9 e 10 de Novembro, onde dinamizou um evento com base na discussão de temas em torno das alterações climáticas e da poluição dos oceanos que afetam a costa Portuguesa – foram organizadas várias mesas redondas com o intuito de debater formas para melhorar a proteção dos oceanos e sensibilizar a população mas, principalmente, os candidatos ao Parlamento Europeu acerca do tema.

Este evento contou com a presença de alguns nomes de peso do mundo do surf e da política, tais como: Tiago “Saca” Pires, Hugo Vau, João Jardim Aranha (Presidente da Federação Portuguesa de Surf), Vasco Becker Weinberg (Especializado em Direito do Mar) e Ricardo Serrão Santos, membro do Parlamento Europeu.

De acordo com João Jardim Aranha, Presidente da Federação Portuguesa de Surf: “as ondas são um recurso natural precioso e o surf precisa de ser regulado de forma a preservar o oceano e garantir este desporto de uma forma sustentável”.

A preservação dos oceanos torna-se uma prioridade nos dias que correm sendo que o mar, além de local de lazer e playground para tantas atividades desportivas como o surf, é também uma enorme fonte de investimento e rendimento empresarial. Com isto, torna-se necessário entender que, tal como afirma o Prof. Vasco Becker Weinberg, “temos que nos desafiar e parar de colocar barreiras e, só assim, iremos vencer. Pois o que acontece no mar afeta-nos a todos, onde quer que estejamos. É por este motivo que nos devemos juntar com as pessoas que partilham esta mesma preocupação”.

Com o aumento da temperatura do oceano, como consequência das alterações climáticas, estima-se que as ondas se tornem cada vez mais pequenas em quase 40% do planeta.
A consulta pública irá decorrer até meados de Janeiro. Dê a sua voz ao oceano!

Sobre a Surfrider Europe
A Surfrider Foundation Europe é uma organização ambiental sem fins lucrativos, criada em 1990 em França (Biarritz). Durante a sua existência, adquiriu experiência nas áreas de investigação e ação local, bem como na criação e distribuição de ferramentas educativas. Hoje tornou-se numa rede de 700 voluntários, 10.500 membros e 120.000 apoiantes em aproximadamente quarenta capítulos locais, que estão ativos em nove países europeus.