Santiago do Cacém em missão Alentejo Global Invest à China

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, integrou uma delegação à China no âmbito projeto Alentejo Global Invest, iniciativa promovida pela ADRAL (Agencia do Desenvolvimento Regional do Alentejo e que contou, nomeadamente, com a participação de outros autarcas da região, AICEP e Câmara de Comércio e Industria Luso-Chinesa.

Santiago do Cacém
Santiago do Cacém em missão Alentejo Global Invest à China - ®DR

 

Para o Presidente da Câmara Municipal “esta foi a oportunidade de estabelecer contactos com diversas empresas e entidades chinesas, e de mostrar as potencialidades da região em particular do Alentejo Litoral assim como do nosso Concelho, junto de um país que é a segunda maior economia do mundo, e desse modo captarmos potenciais investimentos”.

No decorrer da iniciativa o autarca e a restante delegação, visitou as cidades de Xangai, Ningbo e Hong Kong participando em diversas reuniões e onde se estabeleceram vários contactos com entidades e empresas chinesas. “São cidades que têm três dos maiores portos a nível mundial e foi aí que estabelecemos contactos com a Câmara de Comércio de Ningbo. Visitámos o porto dessa cidade e a zona de comércio livre, um Centro de Ciência e Tecnologia que reúne grandes empresas de todo o mundo. Outro ponto alto desta visita foi a reunião com o Presidente e os Vereadores da Câmara de Ningbo. Em Hong Kong mantivemos contactos com várias empresas. Visitámos ainda a Feira Internacional de Importação da China que decorreu na cidade de Xangai, um certame que foi assumido pelo Governo Chines como uma feira de abertura da economia Chinesa ao mundo” declarou o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Segundo o Presidente da Autarquia, o território chinês apresenta uma “imensidão de oportunidades, fizemos, por isso, um convite a todas estas entidades e empresas para visitarem a nossa região e ficarem a conhecer as nossas potencialidades.”

Álvaro Beijinha faz um balanço muito positivo desta missão, onde “estabelecemos várias pontes que nos dão um grande otimismo para que no futuro se realizem investimentos que tragam mais riqueza e oportunidades de trabalho para o nosso Concelho e à Região”.

O Alentejo Global Invest é um projeto desenvolvido em parceria pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), a Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERTA) e o Parque de Ciência Tecnologia do Alentejo (PCTA).  O projeto é composto por diversas entidades parceiras, entre as quais o Município de Santiago do Cacém inserido na Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), e visa o aumento do investimento externo na região Alentejo de forma integrada com os principais parceiros regionais, assente nas principais infraestruturas da região e nos seus setores-chave.