LINHA DO VALE DO VOUGA – 110º ANIVERSÁRIO

As comemorações do 110º aniversário da Linha do Vale do Vouga irão decorrer a 24 e 25 novembro, no Europarque. Os visitantes poderão também visitar o espaço dedicado ao Ferromodelismo, que consiste na construção de modelos de transporte ferroviário em escala reduzida e respetiva linha férrea, bem como experimentar a Viagem no Vapor Vivo.

Linha do Vale do Vouga
110º aniversário da Linha do Vale do Vouga - ®DR

 

A linha do Vale do Vouga começou a ser planeada em 1877. O projeto da autoria do Engenheiro Mendes Guerreiro tinha como principal intenção estabelecer uma ligação ferroviária entre o Distrito de Viseu e a linha do Norte.

No seguimento da concessão do alvará de construção e exploração, surgiram alguns anos de impasse. Só em novembro de 1908 ficaram concluídos os primeiros trabalhos. Um troço de aproximadamente 33 km entre Espinho e Oliveira de Azeméis. Foi fixado o dia 23 desse mês para a inauguração oficial da linha do Vale do Vouga, cerimónia que contou com a presença do Rei D. Manuel II.

O troço inaugurado estabeleceu a ligação ferroviária entre quatro municípios, Espinho, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis, hoje caraterizados por um povoamento expressivo e uma atividade económica vibrante.

A linha do Vouga continuaria a expandir-se unindo mais territórios. Viveu momentos de apogeu e de declínio. As dinâmicas do território e a capacidade técnica levaram a Companhia do Vale do Vouga a ser pioneira em vários aspetos da exploração ferroviária.

Segundo a Autarquia de Espinho “A exposição aqui presente honra a história de 110 anos de serviço desta linha e assume a reivindicação de um investimento para a sua modernização como tributo ao futuro de um património que sentimos como nosso e que queremos vivo, sustentável e competitivo.”

 

Fonte: CME