Presidente da República Popular da China está em Portugal em visita de estado

Lisboa recebe o Presidente da República Popular da China para uma visita oficial de dois dias a Portugal. Esta é a terceira vez que um Chefe de Estado chinês se desloca ao país. A última foi há oito anos.

Xi Jinping, Portugal,
Presidente da República Popular da China está em Portugal em visita oficial - Flávio Alberto

O Presidente chinês começou a sua visita a Portugal ao início da tarde desta terça-feira, na Praça do Império, em Lisboa, onde foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para a habitual fotografia oficial, revista à Guarda de Honra, e desfile militar.

O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, será recebido pelas três primeiras figuras do Estado português, com as parcerias económicas em pano de fundo.

No Palácio de Belém, em Lisboa, o líder do governo de Pequim, afirmou que considera Portugal uma peça importante na estratégia de internacionalização da economia chinesa, pela relevância que ocupa no mapa da União Europeia e pela sua influência em África, especialmente junto dos países de língua oficial portuguesa.

Também Portugal tem interesse em desenvolver a cooperação ambiental com um dos mais importantes parceiros no setor energético, numa altura em que o líder chinês já deu sinais de querer aprofundar as relações entre os dois países, mostrando interesse em acelerar o Centro de Cultura da China em Lisboa e em reforçar a troca de estudantes inter-universidades.

Xi Jinping convidou o Presidente português a visitar a China no próximo ano, convite que Marcelo Rebelo de Sousa aceitou, tendo ficado agendada a visita para abril do próximo ano.

O Presidente português defendeu que China e Portugal podem trabalhar em conjunto referindo que os dois países estão “longe em termos geográficos” e têm “aliados muito diferentes”, mas “Isso não nos impede de trabalharmos em conjunto para a valorização do papel do direto internacional, das organizações internacionais, a começar nas Nações Unidas”.

O programa oficial deste primeiro dia da visita de Xi Jinping a Portugal, terminou com um jantar oferecido pelo Presidente da República Portuguesa no Palácio da Ajuda.