Portugal – China, uma relação de “confiança mútua” reafirmada “ao longo de cinco séculos de convivência”

O último dia da visita do Presidente chinês a Portugal, terminou com a assinatura de diversos acordos bilaterais em áreas que vão desde a cultura à ciência, à indústria e ao comércio.

Xi Jinping
Último dia da visita do Presidente da China a Portugal - ©Aldrabiscas

Xi Jinping foi recebido na Assembleia da República pelo Presidente do Parlamento Português, Ferro Rodrigues que na sua intervenção sublinhou que  “O ano de 2018 ficará na história do relacionamento bilateral luso-chinês,  já que a China é um dos nossos maiores parceiros comerciais, e os seus empresários são dos que mais apostam na nossa economia”,

O Presidente Chinês e a sua comitiva foram ainda recebidos nos Passos Perdidos pelos vice-presidentes da Assembleia da República, os líderes parlamentares, os secretários da Mesa da Assembleia da República, presidente e vice-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal – China, Ana Catarina Mendes (PS) e António Leitão Amaro (PSD) e membros da Comissão dos Negócios Estrangeiros.

Dando continuidade à visita oficial, XI Jinping reuniu-se com o Primeiro Ministro Antonio Costa, no Palácio de Queluz, onde foram assinados 17 acordos entre os dois países, que preveem relações bilaterais em várias áreas, desde a cultura à ciência, à indústria e comércio. Em declarações aos jornalistas, António Costa salientou os “passos concretos” no estreitamento das relações sino-portuguesas, e sublinhou a diversidade dos vários acordos assinados, que “mobilizaram não só entidades do Governo, mas também universidades, empresas e municípios”,

Relativamente às relações comerciais com Pequim, António Costa destacou o “salto em frente” na abertura de vários mercados, desde logo os da carne de porco e uva de mesa enfatizando por outro lado, o a importância do investimento chinês em Portugal, dando o exemplo concreto da STARLAB, que prevê a elaboração conjunta de microssatélites.

António Costa lembrou ainda que será assinalado em fevereiro de 2019 o 40º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Lisboa e Pequim, assinalando-se também o 20º aniversário desde a transferência da soberania de Macau. O primeiro-ministro vê uma relação de “confiança mútua” entre os dois países, fundada e reafirmada “ao longo de cinco séculos de convivência”.

Na sua preleção o Presidente chinês assegurou que “Embora o mundo atual esteja a enfrentar diversos desafios, a China vai aderir sempre ao princípio de respeito mútuo e vai persistir no desenvolvimento pacífico. Vai conjugar esforços com Portugal e todos os países para promover a paz e a estabilidade”,

O líder chinês lembrou igualmente o 40º aniversário desde o estabelecimento das relações bilaterais e a importância de expandir as áreas de colaboração entre os países. Palavras fortes de Xi Jinping, que mostrou a vontade de “elevar incessantemente o nível de confiança mútua” e fomentar “ganhos partilhados” entre os países.

“Portugal é a minha última paragem desta visita à Europa, América Latina e Caraíbas, e a participação na cimeira do G20 em Buenos Aires. Senti as aspirações e expetativas dos povos de todos os países de paz, estabilidade e prosperidade”. Destacou Xi Jinping acerca desta visita a Portugal, a última de um périplo por vários países.