Cláudia Nair e Victor Escaleira levam a Paris exposição «Mémoires d’une Identité»

Os artistas plásticos portugueses Cláudia Nair (autora das MARIAS PAPERDOLLS ) e Victor Escaleira vão expor «Mémoires d'une Identité» - trabalho artístico conjunto inspirado na azulejaria portuguesa - na 10ª Bienal do Carrousel des Métiers d'Art et de Créations que decorre, entre 6 e 9 de Dezembro, em Paris.

Mémoires d'une Identité
Mémoires d'une Identité, em exposição em Paris - ®DR

 

A dupla de criativos do Porto participa nesta exposição internacional com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), integrando um grupo de 13 marcas que foram selecionadas para representar Portugal.

Considerada a mostra mais importante da França dedicada à Arte, Design, Decoração e Artesanato, conta, nesta 10ª edição, com a participação de mais de 250 artistas, mais de 300 expositores, espalhados por uma área de exposição de 6 000m2, e onde são esperados mais de 30.000 visitantes.

De acordo com a organização, este ano, Portugal é o país convidado de honra: “Para celebrar a sua 10ª edição, a Chambre Régionale de Métiers et de l’Artisanat de Île de France (CRMA) convidou Portugal para país de destaque no Carrousel des Métiers d’Art et de Création 2018.”

A participação de Portugal está a cargo da AICEP, que organiza o espaço coletivo permitindo, desta forma, promover internacionalmente a oferta portuguesa de artesanato e aumentar a sua notoriedade junto de compradores, prescritores, jornalistas e líderes de opinião franceses e internacionais.

 

Cláudia Nair | Designer e Autora do projeto artístico MARIAS PAPERDOLLS:

Abraça a arte de reciclar papel para construir bonecas artesanais que retratam cultura, património e personalidades. Cada peça conta uma história, defende uma causa, passa uma mensagem, tem ‘Alma e Identidade’.

As MARIAS PAPERDOLLS enquadram-se num conceito criativo, contemporâneo e ambiental (material reciclado), e têm no ADN uma essência que gira em torno do universo feminino. Através das variadas e criativas ilustrações, as MARIAS PAPERDOLLS contam histórias, são rosto e voz de mensagens pelo mundo. Espalhadas um pouco por todo o país, as MARIAS PAPERDOLLS também já se internacionalizaram em países como Espanha, França, Itália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Áustria e Japão.

 

Victor Escaleira | Escultor

Abraça a arte de esculpir madeira, criando obras inspiradas no que o rodeia. Depois de uma passagem de cinco anos a trabalhar ao vivo a madeira numa companhia de teatro, no âmbito de feiras temáticas em Portugal e no estrangeiro, faz um interregno em 2010, voltando ao ativo em 2016, iniciando uma nova fase nos seus trabalhos.

Em 2017, onde foi co-autor da obra artística intitulada “Cápsula do Tempo” que foi concebida no âmbito das comemorações dos 180 anos do Município de Valongo.

Em abril de 2018, em parceria com as MARIAS PAPERDOLLS, expôs na Dinamarca a sua criação artística inspirada na azulejaria portuguesa. Em maio, as suas peças chegam ao Japão através da exposição “Interior Lifestyle” que decorreu em Tóquio. A participação resultou de uma parceria de colaboração entre a Associação Selectiva Moda, a marca Valongouro e as MARIAS PAPERDOLLS.