Secretária de Estado do Turismo presente na inauguração da obra POP GALO em Barcelos

As luzes de Natal, em Barcelos, acenderam-se ontem num espetáculo único, caloroso e brilhante cujo protagonista foi o POP GALO, uma interpretação contemporânea pela artista Joana Vasconcelos de um dos maiores símbolos da cultura popular portuguesa, o Galo de Barcelos, e que se apresenta pela primeira vez na cidade cuja lenda lhe deu origem.

POP GALO
Inauguração da obra POP GALO em Barcelos - ®DR

 

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, assinalou que “é um momento muito especial para Portugal e um momento simbólico”, agradecendo à artista “por ter feito deste símbolo de Portugal, que é um país que olha para as suas tradições, para que o é autêntico, e pô-lo nas bocas do mundo pela grande capacidade de reinvenção do país”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, “ é um orgulho receber esta peça, pois é de Barcelos e é partilhada por Portugal e pelo mundo”. O Presidente dirigiu uma palavra de agradecimento aos artesãos, e salientou que “se não fosse a vossa criatividade e a vossa imaginação o galo não existiria”.

Por sua vez, Joana Vasconcelos, a artista responsável, começou por referir que “É com grande orgulho e satisfação que aqui me encontro após vários anos de trabalho e de tentar chegar à terra do galo”. A artista aproveitou para agradecer aos artesãos que “mantiveram a lenda viva, pois sem eles a minha obra não existiria, e cujo trabalho ganhou reconhecimento pela UNESCO, decretando Barcelos como a primeira cidade em Portugal e na Península Ibérica a integrar a rede mundial de Cidades Criativas”.

O POP GALO foi apresentado ao público pela primeira vez em novembro de 2016 na Ribeira das Naus, em Lisboa, por ocasião da primeira Web Summit realizada na capital. A obra continuou o seu périplo por Pequim, em 2017, para celebrar o Ano do Galo de Fogo no calendário chinês. Este ano, o POP GALO foi apresentado em Bilbau, no Museu Guggenheim, integrado na grande individual da artista no museu basco. Em Barcelos, a obra irá permanecer até setembro de 2019.

Ampliado à escala monumental – 10 metros de altura – POP GALO é revestido por cerca de 17 mil azulejos, desenhados no ateliê da artista e produzidos e pintados à mão na centenária fábrica Viúva Lamego. O músico Jonas Runa compôs um jogo de luz e som para as cerca de 15 mil luzes LED que preenchem as superfícies coloridas da obra, transformando-a do dia para a noite.

Barcelos celebra o Natal de 30 de novembro a 6 de janeiro com um vasto conjunto de atividades destinadas a todas as idades, com comboio de Natal, aldeia de Natal, neve artificial, globos, entre outros.

Pronta para mais uma grande animação, a cidade vibra com o fervilhar de gente que faz as suas compras de Natal e que aproveita para conhecer o seu centro histórico e os seus monumentos, os símbolos da cidade e do concelho que, através do artesanato, fizeram de Barcelos Cidade Criativa da UNESCO.

O Teatro Gil Vicente, nesta quadra, apresenta espetáculos dedicados ao Natal. No dia 14, às 21h30, o Instituto Autodidata apresentar o “Auto de Natal”, e no dia 28 de dezembro, às 22h, a encerrar o ano tem lugar o Concerto Pós Natal, por Diogo Carlos e convidados especiais.

 

Fonte: CMB